WebNet

WebNet

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BURITI: Polícia Prende Assaltantes de Motos e Desvenda Plano de Sequestro

Do blog Correio Buritiense
Imagem meramente ilustrativa
 
- As investigações já ocorriam há 6 meses, depois que se intensificou o roubo de motos em Buriti-MA.

- Relatório do DPM de Buriti aponta a existência de uma quadrilha de assaltantes com ampla atuação na região.

- A ação da PM foi batizada de "Operação Sossego Buriti".
 
 
A polícia de Buriti desmantela quadrilha que realizava assaltos há mais de dois anos em Buriti e em localidades próximas. A caçada aos membros da quadrilha iniciou-se após o assassinato do comerciante da Vila Pitombeira, no último dia 18 (quinta-feira).

Por volta das 19h, do último sábado (20), dois dias após o assassinato, a polícia recebeu a denúncia de que havia duas pessoas suspeitas no povoado Mocambinho. A PM, então, se deslocou para fazer a abordagem dos suspeitos. Um deles se chamava Francinaldo Vieira da Silva (conhecido como "Pila"), 33 anos, que portava um revolver calibre 38, marca Taurus, além de uma moto Fan vermelha, placa NIE 5678, ano 2009. O outro, Carlos Antônio da Silva, tinha um taurus calibre 32, com numeração raspada, e uma moto Biz.

Depois da prisão, os dois suspeitos foram ouvidos e revelaram à PM que aguardavam a vinda de mais três comparsas para, juntos, efetuarem um plano de sequestro do Comerciante Neto Borges, dono do Comercial Casa Borges. De acordo com depoimento deles, seria exigido um resgate no valor de R$ 50 mil reais.

A partir dessa revelação o comandante da PM, solicita reforços à 4ª Companhia da PM, em Chapadinha, que atende imediatamente. A polícia, então, põe em prática um plano de captura dos demais membros da quadrilha que ainda viriam para Buriti (MA).

Na madrugada de sábado para domingo (21), no povoado Poço Verde, quando os três criminosos chegaram, montados em apenas uma moto, foram surpreendidos com a polícia e após o Sgt Florismar dá ordem de prisão dos mesmos, houve intenso tiroteio entre a PM e os bandidos. O comandante da PM, Sargento Florismar, foi atingido de raspão na mão direita durante a troca de tiros e um dos criminosos também foi alvejado. Todos fugiram para o mato, na região do povoado Poço Verde, próximo a residência do senhor Vani.

A partir daí a polícia começou uma caçada contumaz aos fugitivos que só terminou nessa terça-feira (22), por volta de 10h30, com a prisão de dois dos assaltantes feridos que fugiram após tiroteio. Ambos eram do município de Rosário-MA, são eles: José Rodrigo da Silva Viana, 22 anos, e Maurício Feitosa, 24 anos.

Pressionados pela PM, os bandidos ligam da Chapada, onde foram capturados, para os supostos chefes dizendo que o plano havia sido frustrado e que estavam com fome e queriam apoio para fuga. O suposto chefe encaminha dois auxiliares que, supostamente, fariam parte da quadrilha ao local onde estariam os bandidos feridos. O que eles não imaginavam é que a polícia havia descoberto o plano e na chegada à chapada foram prontamente abordados pela PM. Logo em seguida, o suposto chefe também chegaria ao local para dá assistência aos assaltantes. Os três seriam buritienses, entre eles um comerciante, e passaram a ser investigados por darem suporte para fuga dos assaltantes. Eles também foram conduzidos para DEPOL de Buriti para prestarem esclarecimentos.

De acordo com as investigações, todos os criminosos presos fariam parte de uma mesma quadrilha que atuava há pelo menos dois anos, e que foi responsável por vários assaltos ocorridos em Buriti (MA), entre eles ao Comercial Borges, Correios, Lotéricas, Comercial Nena, Casa Nova e até em roubos feitos em Duque Bacelar e em Palestina (município de Brejo-MA). Segundo a polícia a atuação da quadrilha teria impactado um prejuízo em torno de R$ 100 mil reais.

A polícia trabalha com a hipótese de que um dos chefes da quadrilha seria um buritiense.

Ação de inteligência da PM, batizada de Operação Sossego Buriti, contou com a participação do comandante do destacamento da PM em Buriti, Sgt Florismar; os cabos Chagas, Fontinele, Portela (Maranhão), R. Sampaio e o agente civil Muller, além do apoio da força tática de Chapadinha.

A investigação sobre o caso é mantida em sigilo pela polícia e por isso alguns dos nomes não foram revelados.

Arquivo do blog