Do blog CN1
A chegada da UPA 24hs de Chapadinha e Araioses é um fato consolidado. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (26) no programa ChapaNews TV, pela Dra. Maria José Pereira Coutinho, coordenadora da Comissão Intergestora Regional (CIR/Chapadinha), também vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais do MA (COSEMS) na região e Membro Titular da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nomeada pelo secretário de estadual de saúde, Ricardo Murad.
Com a publicação da Portaria Nº 616, de 16 de Abril de 2013 do Ministério da Saúde, a coordenadora da CIR/Chapadinha, Dra. Maria José Pereira Coutinho, ressaltou que travou uma luta incessante para conseguir as duas UPAs. “Eu e a presidente do COSEMS, Dra. Iolete Soares de Arruda, lutamos muito para conseguir essas UPAs para nossa região. Quero ressaltar também que tivemos o apoio de todos os secretários municipais de saúde da nossa região, que aprovaram as Resoluções 08/2013 e 09/2013 que trata o Pleito do Incentivo Financeiro de investimento para Unidade de Pronto Atendimento 24hs – UPA Nova Porte II: Construção e Equipamento para o município de Chapadinha e Reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte no município de Araioses para Unidade de Pronto Atendimento 24hs, Porte I, reunião realizada em fevereiro deste ano na cidade de São Bernardo, para que pudéssemos pleitear junto ao Ministério da Saúde as Unidades de Pronto de Atendimento”, disse a coordenadora da CIR/Chapadinha.
Por pouco, a UPA/Chapadinha não foi para Itapecuru, mas graças à decisão da prefeita Dulcilene Belezinha, que aceitou dar a contrapartida, a unidade será instalada na cidade. A coordenadora da CIR, ligou para a prefeita informando que o município tinha sido contemplado com uma UPA, perguntado se Chapadinha teria interesse, de imediato a prefefeita Dulcilene, aceitou.
Para Dra. Maria José Coutinho a chegada das UPAs é uma conquista a ser comemorada pelos dois municípios, pois melhorará o sistema de saúde da região, trazendo atendimento especializado para urgências e emergências, que também desafogará o atendimento do Hospital Regional de Chapadinha e da Maternidade Nossa Senhora da Conceição de Araisoes.
Click Aqui e veja a Portaria do MS - http:///2013/04/Portaria-MS-616-de-16-de-abril-2013-1.pdf