Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

terça-feira, 23 de abril de 2013

Deputado Cleber Verde (PRB - MA) Fala Sobre Inadimplência do Município de Chapadinha e Plano Safra




MATÉRIA RELACIONADA:

Prefeita Ducilene Belezinha Participa do Lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura em Chapadinha

Ascom/PMC



Aconteceu em Chapadinha, na manhã do último domingo (21), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), o Lançamento do Plano Safra 2013 do Baixo Parnaíba. O evento reuniu mais de 500 pessoas entre pequenos produtores, aquicultores, pescadores, representantes de sindicatos e de bancos.
 
O evento contou com a participação da prefeita, Ducilene Belezinha; do Presidente da frente parlamentar de Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional, deputado federal Cleber Verde; deputado federal, Chiquinho Escócia; do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Júnior Verde; Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Sousa; secretários municipais de Agricultura, Carlos Borromeu; adjunto, Antônio José; de Obras, Aluízio Santos; de Educação, Francejane Magalhães; da Mulher, Nildinha Teles; da Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa; do Meio Ambiente, Alex Cardoso; adjunto, George Gomes; dos Transportes, Josimar Araújo; de Esportes, Tôta; do Trabalho, Zezinho Lima e, de Assistência Social, Francisco Paiva; vereadores Irmão Carlos, Murici, Antônio Odilon, Raimundinha e Francisca Aguiar. Líder político, Isaías Fortes, a assessora especial em Brasília, Isamara Menezes e outras lideranças políticas da cidade e região.
 
A prefeita, Ducilene Belezinha, deu início aos trabalhos agradeceu a participação de todos e reforçou o pedido de equipamentos aos governos estadual e federal para a realização de melhorias no campo e assim proporcionar condições de produção.
 
 
 
O evento de hoje teve como foco principal a aquicultura. Com a adesão ao plano safra podemos contar com o apoio dos governos federal e estadual para aquisição de equipamentos e já fizemos isso! Mas a ração, para a criação de peixes em cativeiros, é o grande entrave para o desenvolvimento dessa cultura em nossa cidade. Além do anzol, do alevino precisamos também da ração”, disse Ducilene Belezinha.
 
Para o deputado federal e Presidente da frente parlamentar de Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional, Cleber Verde, o caminho para o desenvolvimento econômico de Chapadinha é por meio das ações voltadas para o campo, e a informação, de como os pescadores e aquicultores devem proceder e as quais benefícios tem direito, é fundamental. Ele também destacou a atuação da prefeita Ducilene Belezinha que não perdeu os prazos para a adesão ao plano.
 
 
Precisamos divulgar os benefícios ao município após a adesão ao Plano Safra. A informação é essencial para que os produtores saibam como buscar o incentivo. A prefeita Belezinha é um exemplo de gestora que se preocupa com o desenvolvimento do município. Ela está de parabéns por não ter perdido tempo e ter corrido atrás. Chapadinha pode contar com o nosso apoio e vamos também tentar trazer o Banco da Amazônia para a cidade, pois acreditamos no fortalecimento da economia local”, afirmou o deputado federal.
 
O deputado federal Chiquinho Escócia também destacou a importância da presença dos bancos no processo de incentivo à produção de peixes em cativeiro.
 
 
Precisamos dos bancos mais próximos dos pequenos produtores. A cadeia produtiva precisa se desenvolver, e com os financiamentos diferenciados que o governo federal está disponibilizando aos pescadores, essa oportunidade não pode se perder. Vamos fazer o possível para que as ações aconteçam” declarou o deputado federal.
 
O Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Sousa, informou que Chapadinha já pode contar com técnicos para auxiliar no desenvolvimento da aquicultura para que a produção não seja apenas de subsistência, mas para venda e assim incentive a economia local.
 
 
Com o auxílio dos técnicos da secretaria os aquicultores poderão desenvolver ações mais eficientes voltadas para o segmento e assim tornar o ramo de produção uma fonte de renda para a região”, disse o secretário.
 
O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Júnior Verde, também elogiou a prefeita Ducilene Belezinha por ter se mobilizado para trazer o plano safra para Chapadinha. E adiantou que em breve o município receberá equipamentos para se tornar empreendedor nesse segmento.
 
 
 
Contamos com a força da parceria, pois ela é de fundamental importância para Chapadinha se tornar um polo produtor. Quando falamos de produção de alimentos significa que, além de opções de geração de renda, estamos também, trabalhando a erradicação da fome”, afirmou Júnior Verde.
 
Outro ponto destacado foi a necessidade da regularização do registro do pescador para que se inicie o processo junto ao banco de liberação de incentivo e a prefeitura de Chapadinha já está apta para realizar o serviço.
 
O presidente do Sindicato dos Pescadores de Chapadinha, Antônio do Carmo dos Reis, relatou que o sindicato existe desde 2007, mas que por causa da falta de informação, muitos incentivos não foram utilizados pela categoria.
 
Nosso sindicato existe desde 2007 e de lá pra cá quase não tivemos o olhar de nossos gestores voltados para a nossa causa. Agora, acreditamos que após esses esclarecimentos e apoio teremos condições para aumentarmos nossa produtividade por meio da pesca e da criação de peixes em cativeiro", disse o presidente do sindicato.
 
 
 
Na oportunidade foi entregue a cartilha do “Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014. Você investe no pescado. O Brasil investe em você”. Que apresenta a previsão de investimentos de mais de R$ 4 bilhões para expandir a aqüicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro. A meta do governo federal é produzir dois milhões de toneladas anuais de pescado até 2014. As linhas de crédito serão oferecidas a pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultores, com condições exclusivas. Cerca de 330 mil famílias brasileiras com mais crédito, juros menores e prazos bem mais estendidos devem ser beneficiadas.
 
 
 
 
 
Plano Safra
O Plano Safra é um programa do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e geração de emprego e renda. Ele é destinado a todos os envolvidos no processo de pesca, exploração, cultivo, criação em cativeiro, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. E tem como objetivo ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog