WebNet

WebNet

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ENTREVISTA: Jânio Ayres fala sobre os conselhos de direitos do município

O Blog Interligado procurou o professor Jânio Ayres (foto), presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Chapadinha para saber da situação do conselho e quais os planos para 2011, tendo em vista a relação com o poder público municipal.

O professor respondeu às perguntas:

B.I. - Como está o Conselho de Direitos atualmente? E o Conselho Tutelar?

Jânio Ayres - podemos dizer que o conselho já avançou bastante nos últimos anos, desde quando a professora Enir assumiu sua presidência, passando por 2008 quando assumi, até hoje, quando já estou no segundo mandato, inclusive na presidência do conselho.

O conselho tem tentado com a prefeitura melhorar sua estrutura e aumentar os recursos. Tem havido conversas com a prefeita com essa finalidade. Já houveram algumas melhorias, mas ainda insuficientes.

O Conselho Tutelar está entrando em uma fase de prática. A equipe que aí está assumiu do zero, isto é, todos em primeiro mandato. Além disso, o Conselho passava por algumas crises. Nos dois primeiros anos de mandato eles ficaram mais detidos no aprendizado. Agora vem a prática.

B.I. - E o que significa essa prática?

Jânio Ayres - significa que passarão a estar mais em contato com a sociedade, com palestras em escolas, eventos diversos e, inclusive, no controle do acesso de menores a festas e outros eventos.

B.I. - Quer dizer que vamos ter um Conselho Tutelar mais feroz?

Jânio Ayres - não diria feroz. Diria atuante.

B.I. - E quais as principais necessidades do conselho? A que pé anda essa situação?

Jânio Ayres - na verdade, naquele prédio funciona uma estrutura dividida em três entes: o Conselho Tutelar; O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Fórum DCA (Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). Cada ente com suas funções e atribuições, que já discorri em outras ocasiões.

O fato é que o prédio está muito desgastado, inclusive com uma parede sob suspeita. Computadores velhos e móveis ruins.

Já tive reuniões com a prefeita e ela garantiu que providenciará melhorias, inclusive dos recursos.

B.I. - Mas você acredita realmente que ela cumprirá?

Jânio Ayres - Antenor, tenho um compromisso muito grande para com a causa da Criança e do Adolescente. Além disso, tenho contribuído muito com a luta para conquistar o Selo Unicef. Direta ou indiretamente, isso benficia a gestão dela. Eu disse a ela que não dá para permanecer nessa empreitada sem apoio por parte da prefeitura.

Ela demonstrou atenção para com meus argumentos. Prefiro acreditar que ela realmente vai cumprir.

B.I. - E o que você tem ganhado com tudo isso?

Jânio Ayres - Antenor, muito boa pergunta! Quando fui falar com Danúbia, a primeira coisa que eu disse foi que eu não estava ali para pedir cargos ou benefícios pessoais. Queria, sim, melhorias para o Conselho. Ela disse que ficou sencibilizada com isso, pois não é tão comum esse tipo de solicitação, sem benfícios pessoais. Vale lembrar que minha atuação ali é voluntária.

B.I. - Mas você não está fazendo isso porque vai ser candidato em 2012?

Jânio Ayres - meu caro, veja em meu blog pessoal o que digo sobre isso. Não serei candidato em 2012. (www.janioayres.blogspot.com)

B.I. - E como está a administração atual, ao seu ver?

Jânio Ayres -  olha, por enquanto, minha prioridade máxima é o Conselho e a Criança e o Adolescente. Se ela cumprir o que prometeu para o Conselho, poderei dar um parecer favorável a esse respeito. O restante da administração já está bastante evidente.

B.I. - Então vamos aguardar o cumprimento das promessas, não é mesmo?

Jânio Ayres - acredito que até o final de janeiro já poderemos ter uma definição se ela cumprirá, ou não. Daí poderei retornar e informar.

Arquivo do blog