O Grupo de Estudos e Pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão, do Campus de Chapadinha, realizará o III Simpósio Maranhense de Produção de Ruminantes e Pasto (Simprupasto). O simpósio - que será realizado de 23 a 25 de Novembro de 2017, terá palestras e minicursos que orientarão o bom manejo dos pastos para criação de animais ruminantes.
O objetivo do evento é de realizar mais uma ação extensionista para estudar o manejo da pastagem que permite um desenvolvimento maior dos animais em criadouro, junto a ações do mesmo caráter em ensino e pesquisa com alunos e professores do Campus de Chapadinha.
Minicursos:
1. Abordagens técnicas e análises econômicas de sistemas integrados: teoria e prática.
2. Manejo de pastagens nativas: conhecer para preservar – apresentação de resultados.
3. Uso de subprodutos regionais na alimentação de ruminantes e seu potencial de produção de gases do efeito estufa.
4. Técnicas de manejo de pastagens para as regiões da Baixada e Leste Maranhense (Ênfase para os capins Marandu, Andropogon e Massai).
O projeto é um importante instrumento de desenvolvimento dos alunos do Campus de Chapadinha e uma possibilidade de torná-los conhecidos no mercado, assim como suas pesquisas.
“Muito conhecimento foi construído e é muito bom ver o desenvolvimento dos alunos. É um trabalho de longo prazo, mas que dá resultado. O Maranhão tem muito potencial, tem terras, chuva, água e é precisa aproveitar isso. Estes alunos são agentes transformadores que irão desenvolver o Estado, acredito” - afirmou a coordenadora do Fopama, professora de Zootecnia, Rosane Cláudia Rodrigues.
Vale ressaltar que o Fopama também é constituído por alunos de graduação em Zootecnia e de Agronomia, da Universidade Estadual do Maranhão, estes por meio de estágio curricular.
Mais informações - Clique Aqui.
Publicidade