WebNet

WebNet

domingo, 3 de março de 2013

Equipe do Governo Municipal Realiza Vistorias nos Postos de Saúde da Zona Rural

 
Quase 200 quilômetros foram percorridos neste sábado (02 ), para mais um dia de vistoria nos postos de saúde da zona rural de Chapadinha.
 
A equipe composta pela prefeita Ducilene Belezinha, secretário de saúde, Charles Bacellar, adjunta, Valnice Meneses, assessora especial em Brasília, Isamara Meneses, secretária adjunta de administração, Adriana Pontes e a vereadora Raimundinha, passaram por quatro povoados para fazer o levantamento das condições das unidades de saúde da cidade.

A primeira parada foi no Povoado da Mangueira a 42 quilômetros de Chapadinha. Na região são 5 agentes de saúde que atendem, em média, duas mil pessoas. A unidade Básica de Saúde Maria Júlia, tem problema com o fornecimento de água. Possui salas amplas e bem definidas. Já está equipada com máquina com o detector fetal ( máquina para examinar gestantes ) e também um laboratório odontológico. A presença de médicos agora é uma realidade.

Esta unidade deve passar a ser PSF, onde as ações serão mais amplas e bem direcionadas a comunidade”, disse a secretária adjunta da saúde, Valnice Meneses.

Na oportunidade a comitiva participou de uma reunião do grupo de avaliação final do Plano Brasil sem Miséria. O resultado desse plano é tornar os pequenos produtores da região fornecedores para o programa compra direta. Na região há criação de galinhas e roça em geral.

Assim que os pequenos produtores estiverem aptos a comercializar seus produtos vamos priorizar os de nossa região direcionando os alimentos para a merenda escolar”, disse a prefeita.
 
 

A segunda parada foi no povoado Alagadiço Grande a 75 quilômetros de Chapadinha, que também apresenta estrutura adequada para atender à comunidade. Na região são 9 agentes de saúde com abrangência de uma média populacional de 2.500 pessoas. A unidade passou por uma reforma, mas os banheiros ficaram inacabados, o fornecimento de água tem interrupções por deficiências no sistema hidráulico. Funcionando regularmente, o local precisa passar por algumas melhorias para oferecer à comunidade atendimentos de qualidade.

Essas vistorias tem como objetivo a elaboração precisa de relatórios de como estão funcionando cada unidade de saúde e assim, constatarmos quais problemas precisam ser solucionados com urgência para não deixar a comunidade sem atendimento médico”, explicou a prefeita.
 
 
Seguindo o roteiro, a terceira parada foi no povoado Canto do Ferreira a 40 quilômetros de Chapadinha. Na unidade básica de saúde, que leva o mesmo nome do povoado, os grandes problemas observados foram a falta de ventilação e de água. O sol forte deixa o ambiente muito quente e isso pode estragar a medicação, que já foi providenciada para o local.
 
A unidade tem consultório odontológico, mas ainda não está funcionando por falta de condições adequadas de operacionalização que apresentam riscos de infecção durante os procedimentos. A falta de manutenção nos móveis foi outro problema encontrado pela comitiva. Mesas e cadeiras enferrujadas.
 
 
 
“Vamos providenciar a solução desses problemas o mais rápido possível”, disse o secretário de saúde.

A última parada da equipe foi no povoado Baturité a 61 quilômetros de Chapadinha. Na área são cerca de duas mil pessoas atendidas pelos agentes de saúde. A unidade tem aparelhos, mas desde o mês de julho do ano passado, por causa de uma reforma no prédio, foram retiradas as portas dos consultórios e por isso alguns serviços, como por exemplo, o odontológico não pode ser realizado devido aos riscos de contaminação em ambiente aberto. Até a pia instalada no local é inapropriada para o serviço que deve ser realizado na sala.
 
Até um aparelho de raio-x odontológico, adquirido em 2008, não é utilizado por não ter sido providenciada uma sala específica para o funcionamento. O equipamento sofre com a ação do tempo o desgaste da base é visível.
 
“Percebemos, nessa viagem, que muitas unidades de saúde não funcionavam direito por causa de problemas simples de se resolver. Estamos fazendo esse levantamento e para a elaboração de um diagnóstico preciso, e assim organizarmos as ações para cada povoado”, disse a prefeita.

Ao término das vistorias, ainda deu tempo para uma parada para conversar com os moradores, ouvir um pouco sobre a realidade do local e também para um divertido bate-papo com as crianças.

 O que é PSF - Programa de Saúde da Família

O PSF tem o objetivo de desenvolver ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral, na unidade de saúde e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

O PSF elege a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde, humaniza as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população, proporciona parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais, contribui para a democratização do conhecimento do processo saúde / doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde, faz com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida e estimula a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Arquivo do blog