WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Chamada Pública do Baixo Parnaíba Atende Agricultores de Santana do Maranhão


Dando continuidade as atividades da Chamada Pública do Baixo Parnaíba, a equipe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), na última quarta-feira (16), promoveu mais um encontro com agricultores da região. O local escolhido foi a escola Humberto de Campos, no povoado Riachão, a 15 km de Santana do Maranhão.

Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as políticas públicas, assim como noções sobre assistência técnica e o fomento no valor de R$ 2.400,00 reais que chegará às mãos dos agricultores divididos em duas parcelas creditadas no cartão do programa bolsa família, para a implantação de projetos produtivos.


Com diversas ações simultâneas nos cinco municípios que compõem a segunda fase: Água Doce do Maranhão, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses e Tutóia, a Chamada Pública do Baixo Parnaíba é destinada à prestação Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e integra o Programa Brasil sem Miséria (PSBM), que agrega acesso aos serviços públicos em diversas áreas, transferência de renda e inclusão social, estabelecido a partir da parceria entre municípios, estados e organizações da sociedade civil.


Por ser um programa de inclusão, a chamada do Baixo Parnaíba visa a convergência de politicas públicas, tanto para os beneficiários como para as comunidades envolvidas, nos mais variados setores. Para implantarmos um projeto necessitamos de infraestrutura, de uma população devidamente amparada, com água, luz, e qualificada, para conseguirmos elevar os indicadores econômicos, sociais, que só será possível por meio do trabalho conjunto entre as esferas estaduais, municipais e federais”, disse a coordenadora da chamada, Solange Almeida.

A Chamada do Baixo Parnaíba integra ações do MDA no Plano Brasil sem Miséria, para famílias com renda mensal inferior a R$80 por pessoa. Composta por duas fases, com 18 etapas cada, a chamada beneficiará 4.100 agricultores, divididos em 15 municípios no estado, e inclui a execução, avaliação de diversas atividades individuais e coletivas, que têm por objetivo o fortalecimento da agricultura sustentável, promoção da segurança alimentar, disponibilização de serviços de assistência técnica, aumento da produção, comercialização e mudança na qualidade de vida destas famílias.



Publicidade



Arquivo do blog