WebNet

WebNet

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sebrae e Prefeitura de Chapadinha Promovem Oficina de Planejamento do Comitê da Bacia do Munim


Instituição apoia atividades de desenvolvimento do comitê que atua na mobilização pela gestão democrática dos recursos hídricos do Rio Munim.

Os membros do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim participaram da Oficina de Planejamento Estratégico, realizada nos dias 11 e 12 último, em Chapadinha, numa promoção do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, no intuito de definir o plano de ação e as estratégias necessárias para o desenvolvimento e exploração sustentáveis dos rios que compõem a bacia. 


Além dos membros do comitê, acompanharam também as atividades do grupo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Armando Brito; a secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles; a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite; e o presidente do comitê, Carlos Borromeu.


Os trabalhos foram conduzidos pelo consultor do Sebrae, Tadeu Borba, especialista em planejamento estratégico, mediando dois dias de trabalho em que as discussões e debates buscaram definir dificuldades e oportunidades a serem enfrentadas pelo comitê, com foco em ações de grande valor para o grupo. “O Sebrae trata de gestão e com isso produzimos de forma satisfatória todos os eixos necessários para que o comitê obtenha êxito na execução de suas atividades nos próximos anos”, disse Borba.

Depois de debater pontos fundamentais para o planejamento estratégico de suas ações, o comitê observou como missão realizar o gerenciamento descentralizado e compartilhado do uso da água através da articulação junto às intuições públicas, sociedade civil e usuários, através da educação proposição e aprovação de projetos e uso dos instrumentos de controle. 


Como visão de trabalho, o grupo busca o reconhecimento regional em planejamento hídrico até o ano de 2020 e, norteando as ações, valores como a preservação das águas para as gerações vindouras.

Para o presidente do comitê, o apoio do Sebrae para elaboração do planejamento de ações do comitê será de suma importância até mesmo para a busca de parcerias para projetos. “Já estamos a sete meses em atividades, e com o apoio do Sebrae na elaboração do planejamento estratégico, temos um documento que subsidiará nossas reuniões com os parceiros que contribuirão para as ações do comitê e com isso entenderão a importância de um grupo desta natureza”, avaliou Borromeu.


O Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Munim é formado por entidades de representação do poder público, sociedade civil organizada e usuários, tendo empossados seus integrantes em novembro do ano passado em evento promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), com escritório sede inaugurado em abril desse ano.

Lidiane Reinaldo
Ascom - Sebrae/Chapadinha


Publicidade



Arquivo do blog