WebNet

WebNet

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Conferência Municipal da Assistência Social Discute Políticas Públicas para Chapadinha


A 10º Conferência Municipal de Assistência Social reuniu conselheiros, gestores, servidores municipais, representantes de organizações não governamentais, profissionais e prestadores de serviço do setor. Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e a Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento debateu a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os avanços de dez anos do sistema em Chapadinha, com o tema “Consolidar o SUAS rumo a 2026″.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva. “Hoje estamos discutindo as propostas para 2026, a participação da sociedade é fundamental nesse processo e a gente fica feliz em poder contar com todos os segmentos aqui muito bem representados” – destacou ele.


Um dos momentos marcantes da conferência ficou por conta das homenagens ao saudoso enfermeiro Eduardo Luiz (falecido recentemente) que foi membro da diretoria do Conselho do Idoso e que durante maior parte de sua vida lutou bravamente pelos direitos da classe. A viúva, Dona Gilma, acompanhou os trabalhos e ficou emocionada com o carinho dos chapadinhenses.


A etapa municipal teve como palestrante a assistente social Crisália Fonseca e trouxe uma grande contribuição para uma série de propostas para a elaboração do plano decenal. “São 10 anos de conquistas, mas ainda tem muitos desafios, a atenção a por parte do governo municipal fortalecendo as ações da assistente social no município com a implantação do CRAS, CREA e grupos volantes. Só quem ganha é comunidade, pois essas ações são voltadas para a comunidade que precisa e está sendo muito bem assistida” – disse Crisális.


Durante a Conferência foram aprovadas propostas que integrarão o Plano Decenal 2016-2026, para potencializar a política da Assistência Social em Chapadinha. Entre as elencadas para composição do Plano Decenal estão a construção e manutenção de casa abrigo para o idoso; aumento do fundo de participação da criança e adolescente para 0,5%; oferta de serviços socioassistenciais para acompanhamento de usuários de substâncias psicoativas e sua família; pleitear junto ao governo federal a implantação de um CRAS Quilombola e CRAS Rural entre outras.

No final, foram eleitos os delegados que vão representar Chapadinha na etapa Estadual, marcada para acontecer em São Luís. Welma Sousa Santos, Jarlene Lopes Nogueira e Pedro Cunha Santana (Poder Público); Luzinete da Silva Aguiar, Bernadete Teixeira Nunes e Manoel de Jesus Santana (Sociedade Civil).

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog