WebNet

WebNet

sábado, 8 de julho de 2017

MA - Governo Entrega Ambulâncias para Vargem Grande, Nina Rodrigues e Mais 02 Cidades e Benefício Já Chega a 104 Municípios

Governador Flávio Dino entregou mais quatro 
ambulâncias nesta sexta-feira. Fotos: Karlos Geromy/Secap


O Governo do Estado encerrou a primeira fase de 2017 da entrega de ambulâncias com a doação de 104 veículos modernos e equipados que já estão melhorando os serviços de saúde em todo o Maranhão. Nesta sexta-feira (7), o governador Flávio Dino contemplou as cidades de Vargem Grande, Nina Rodrigues, Santa Helena e Governador Eugênio Barros, em solenidade no Palácio dos Leões. A segunda fase do programa inicia em setembro e alcançará todos os 217 municípios do estado até o final do ano.

De acordo com Flávio Dino, o Governo deu dois passos importantes nesta semana para a saúde no estado: a entrega de mais ambulâncias e a aprovação, a pedido da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), da gestão plena para 107 municípios, descentralizando recursos que estavam com o Estado para melhoria dos serviços. “Nós vamos continuar esse processo de fortalecimento das redes municipais integradas com a rede estadual. As ambulâncias são o caminho para isso, além do apoio que nós temos dado aos sistemas municipais”, pontuou.

Ele citou ainda iniciativas como a Força Estadual de Saúde (Fesma), que atua nos 30 municípios mais pobres e já realizou mais de meio milhão de atendimentos, e o apoio a medidas atinentes à reestruturação dos sistemas próprios de saúde das cidades. “E essa entrega de ambulâncias hoje é a prova disso”, reiterou.


O Governo do Estado investiu R$ 160 mil em cada ambulância, adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais, que têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Desde o início do ano, os veículos estão sendo distribuídos aos municípios para ampliar a capacidade de atendimento dos pacientes maranhenses e realizar o transporte sanitário com mais segurança e dignidade.

Carlos Lula
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou as mais de 100 ambulâncias entregues nesta primeira fase do programa e garantiu que em setembro o Governo retomará as entregas. “A gente espera chegar aos 217 municípios até o fim do ano como foi promessa do governador. Com isso, a gente revolucionou o transporte sanitário no estado e melhorou a rede. Precisávamos ter esse fluxo entre os municípios e os hospitais”, afirmou, sublinhando que a maioria dessas cidades fazia o transporte de pacientes de forma precária. “Com isso a gente ajuda, melhora, e traz mais segurança a todos. Tanto para a rede quanto para os profissionais e, sobretudo, para os pacientes”, completou.

A solenidade contou com a participação de vários deputados estaduais, que estão destinando suas emendas para o fortalecimento da rede de saúde e dando exemplo de gestão colaborativa para o desenvolvimento do Maranhão. “Eu tenho o prazer de indicar emendas para os municípios de Vargem Grande e Santa Helena e fico muito feliz com essa colaboração do Governo do Estado com os municípios que muito precisavam desse equipamento de saúde”, destacou o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, disse que a ambulância será de suma importância para o seu município, sobretudo no momento de grave crise financeira que o país atravessa. “A população está muito agradecida por esse ato que o governador Flávio Dino está fazendo para o nosso município. Vai fortalecer a nossa saúde”, realçou.


Também participaram da solenidade os deputados federais Rubens Júnior e Cléber Verde, os deputados estaduais Fábio Braga e Rafael Leitoa; os prefeitos Rodrigues da Iara (Nina Rodrigues), Carlinhos Barros (Vargem Grande) e Daluz (Governador Eugênio Barros), além de vereadores e lideranças políticas municipais.


Publicidade



Arquivo do blog