WebNet

WebNet

quinta-feira, 6 de julho de 2017

CHAPADINHA - Regional de Saúde Realiza Capacitação de Médicos e Enfermeiros Sobre Raiva e Animais Peçonhentos



A Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, por meio da Secretária Estadual de Saúde (SES), realizou nesta quarta-feira (05), Capacitação em Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por animais peçonhentos e raiva. A capacitação foi realizada no auditório da Caema.

Dr. Alex Marinho, gestor da Unidade Regional de Saúde/Chapadinha e Dr. Daniel Soares, coordenador de Controle de Zoonoses da SES/MA.

De acordo com o Gestor da Regional de Saúde, Dr. Alex Marinho, o treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais de saúde das cidades de Anapurus, Brejo, Chapadinha, Mata Roma, Milagres e Santa Quitéria na condução dos acidentados por animais peçonhentos, entre os quais; serpentes, escorpiões, aranhas e lagartas.



O coordenador do Departamento de Controle de Zoonoses, Daniel Soares Saraiva, ressalta que o treinamento é uma forma de ampliar o contingente de profissionais preparados para tratar casos de animais peçonhentos e, assim, diminuir a demora no atendimento, além de garantir o uso incorreto das ampolas de antivenenos.



A demora no atendimento das vítimas e o uso incorreto dos antivenenos são dois fatores que podem levar a óbito as vítimas de animais peçonhentos. “É muito importante que os nossos profissionais de saúde saibam identificar o tipo de acidente, o tipo de animal causador, quais os procedimentos adequados para tratar aquela ocorrência e como usar corretamente os soros”, disse o coordenador.


Nesta quinta-feira (06), Tutóia receberá os profissionais de saúde das cidades de Araioses, Água Doce, São Bernardo, Santana, Água Doce, Magalhães de Almeida e Paulino Neves, eles também serão capacitados.


Publicidade



Arquivo do blog