WebNet

WebNet

segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Corte de Árvores" causa polêmica em Chapadinha

Foto: Blog do Prof. Helton Carlos


Nesses últimos anos, vemos e ouvimos propagandas, relacionadas a programas de preservação de árvores, onde tais programas são destinados à preservação do meio ambiente. São muitos os incentivos na mídia para que sejam preservados o verde natural e que se tenha um país sem desmatamento. Desta maneira, podemos ver que incentivos vem aumentando para que essa ideia seja ampla cada vez mais.


Em Chapadinha, nesses últimos meses, tais situações locais entram em contradição ao que o cenário nacional vem mostrando, no que diz respeito à preservação de árvores.
Fotos: Blog do Prof. Helton Carlos

Algumas ruas de nossa cidade foram surpreendidas com os cortes de muitas árvores, inclusive de frutas como o Jambo. Segundo os próprios cortadores das mesmas, tais procedimentos estavam sendo feitos para a colocação de asfalto nestas ruas.


Sabendo-se que o clima em Chapadinha estar muito quente atualmente surge então os questionamentos:


Havia necessidade de cortar mesmo tantas árvores?


Se realmente o objetivo é a colocação de asfalto, será que não poderiam ser evitados os cortes destas árvores?


Ao invés de cortar uma árvore, será que não poderíamos ter incentivo de programas como “Plante uma Árvore”?
...........................................................

"A educação ambiental é o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.“ (Lei nº 9795 / 1999).


Hoje, é necessidade básica de toda sociedade, pois somos parte da natureza. O homem é capaz de destruir e só ele mesmo deve reparar seus danos, tomando atitude de proteger o seu próprio planeta. Muitos lugares não despertaram ainda para a importância da arborização urbana, faltando sensibilidade e desejo de ter uma paisagem de beleza para agradar os olhos" -
Profª Francisca Elias (Chiquinha) - Idealizadora do Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida".

NOTA DESTE BLOG: Vale ressaltar, que no ano de 2009, a professora chapadinhense Francisca Elias (Chiquinha) idealizou e colocou em prática o Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida", na época, em parceria com o poder público municipal, comunidades e escolas (municipais, estaduais e particulares, inclusive, com a Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP); e contava ainda com apoio de empresas privadas, para a preservação das árvores plantadas. Infelizmente, o projeto não teve êxito, segundo a idealizadora, por falta de apoio por parte daqueles que firmaram compromisso, como poder público e a comunidade - que estariam a cargo da conservação e preservação das plantas. Na época, foram doadas cercaduras para proteção das mudas; mas o que se viu pouco tempo depois, foi uma ação de vandalismo contra o projeto, com sumiço de plantas e cercaduras. Ou seja, sem o acompanhamento (fiscalização) do poder público, e até mesmo da comunidade, o projeto virou alvo de vandalismo. Em tempo: O projeto teve aprovação unânime da Câmara Municipal de Chapadinha.


CONFIRA ABAIXO ALGUMAS POSTAGENS DO BLOG DO PROJETO:


Evento simbólico logo após a aprovação por unanimidade pela Câmara






ACESSE O BLOG DO PROJETO - CLIQUE AQUI!






Como já diz um conhecido ditado popular: "Se não quer, tem quem quer" - visto o projeto não ter apoio por aqui, a idealizadora levou o mesmo para a capital São Luís, onde foi bem recepcionado por algumas escolas.

CONFIRA ALGUMAS POSTAGEM:





Arquivo do blog