WebNet

WebNet

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Chapadinha


Por: Luís Carlos Jr.

Será realizada nos dias 10 e 11 de junho, portanto nesta sexta e sábado, no auditório da Churrascaria Coma Bem, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A convocação foi feita através do ofício circular 02/2011 da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa que terá como tema: “O compromisso de todos para um envelhecimento digno no município de Chapadinha”.

Eixos temáticos serão abordados durante a conferência, tais como: envelhecimento e políticas de estado, ações de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa e o fortalecimento e integração dos conselhos.

Em entrevista ao programa Direto ao Assunto (Rádio Mirante AM/local), nesta terça-feira (07), o presidente da comissão organizadora, Eduardo Luiz da Silva (foto), disse que a situação do idoso é preocupante. Em Chapadinha, segundo ele, muitos idosos moram sozinhos. A agressão física e a falta do apoio famíliar, deixam os idosos expostos a violência. Por outro lado, o coordenador do conselho, afirmou que em Chapadinha existem cerca de 40 idosos com cem anos ou mais, inclusive em que nesta semana, uma maranhense completou 123 anos e que pode ser a pessoa mais velha do mundo.

O credenciamento dos participantes será feito nesta sexta-feira (10), das 17h às 19h30, em seguida, solenidade de abertura e apresentação, discussão e votação do regimento interno da conferência.

No sábado (11), às 09h, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Isabel de Fátima Amorim Gonzalez Lopizic, fará a abertura.

Participam como expositores da conferência, o promotor de justiça, Douglas Nojosa, o advogado Raimundo Ferreira Marques, a assistente social da Promotoria de Justiça Adriana Cunha, e Juvenal Neves, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Turismo.

O encontro municipal é pré-requisito para a participação da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que será realizada em agosto na capital e que terá como coordenador para eleição dos delegados, o secretário municipal de Assistente Social Eduardo Braga.

Arquivo do blog