1- No momento em que escrevíamos este noticiário, estava decorrendo o Primeiro Retiro de Preparação para as Santas Missões Populares na Paróquia. Muita participação (cerca de 700 pessoas) e grande entusiasmo. Como Assessor veio o Reverendo Pe. António, Pároco de Lima Campos, onde já se realizaram as Santas Missões Populares há 17 anos. De notar o extraordinário colorido que dezenas de bandeiras, representando comunidades da cidade e do interior, apresentam na assembléia. O retiro está a ser coordenado por um secretariado constituído por membros de comunidades da cidade.
2- No Domingo passado (14), por volta das 6h da manhã, foi realizada uma Caminhada, que culminou com a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz. Só houve missa a noite. Nos bairros não houve celebração da Eucaristia.
3- A construção da igreja de São José (no conjunto habitacional das mil casas - bairro Areal)está caminhando para o fim. Acabou-se de colocar o piso no templo e esta semana já se construiu o muro de proteção entre a igreja e o caminho que passa ao lado. Na próxima semana vai-se fazer o piso do acesso à igreja dentro do pátio e começar a rebocar a casa que serviu de almoxarifado e que vai servir de salas de catequese. Está também combinado com o pintor Êxodo fazer as imagens na frente do templo que vai ser consagrado ao Espírito Santo. A Inauguração da igreja de São José, onde a Paróquia gastou mais de R$: 250.000,00, vai ser inaugurada no próximo dia 5 de Maio, à tarde, pelas 16h. Desde já convidamos comunidades e pastorais e a população em geral para participar. O grupo de pessoas que se reúne lá e que vai ser constituído em comunidade cristã se está preparando para o ato.
4- Pe. Neves viajará para Portugal logo após a inauguração da igreja de São José. Impressionante o vasto e generoso ramalhete de boatos que surge quando o Pároco se ausenta. Muitas pessoas têm perguntado se ele vai e não volta. Tudo isso é boato. Pe. Neves vai tratar de sua saúde e ter um tempo de descanso com seus irmãos em Portugal. Se Deus quiser, estará de volta em fins de Junho para começar os preparativos do Festejo da Padroeira que este ano tem que superar todos os outros que se têm realizado. Mas superar na participação e beleza espiritual de todos. Não nos pronunciamos contra o Carnaval nem contra as festas religiosas. Mas juntar as duas coisas não pode ser. Queremos uma festa da Padroeira que nos leve a imitar Maria, a grande discípula e missionária de Jesus.
5- Muita literatura se tem feito a comentar os 100 primeiros dias de administração da nova Equipe Municipal. Sabemos que a nível nacional, os produtos estão todos subindo e o comércio foi influenciado. Não se pode atribuir à mudança de Governo no Município tudo isso, embora a mudança do dia de pagamento pode ter freado, por enquanto, as compras. Vemos boa vontade em melhorar situações que estavam caóticas, mas, por exemplo, no Hospital e na Educação, as coisas ainda não estão como se querem. O blog da transparência está sem explicações. Também piorar mais do que estava seria um pouco impossível! Agora é preciso dar prioridade ao trabalho e descer do palanque da política, opção que ainda não se viu.
6- Embora o Pároco, Pe. Neves, não tenha participado da audiência realizada na Câmara sobre a lei que querem fazer, proibindo o Ministério Público de fazer investigações, somos contra essa lei. Políticos vêem que Ministério Público está a incomodá-los e então querem retirar-lhe o poder de investigar. Quem não deve não teme. Somos, absolutamente, contra a criação dessa lei e vamos pedir a participação de todos num baixo-assinado contra. Mas em Chapadinha os senhores Promotores deviam aparecer mais a público, se integrar na sociedade.
7- Estamos pensando e pedimos a opinião de todos sobre alugar ou não a antiga casa das Irmãs da Caridade para uma Secretaria Municipal. A casa está vaga esperando que o Senhor Bispo decida ou não vir para Chapadinha. Mas continuar vazia por mais tempo, estraga-se demais. A casa precisa de urgente arranjo e talvez seja melhor alugá-la. Pedimos opiniões.