Quase duas toneladas de produtos foram apreendidas na última semana pela Vigilância Sanitária em Chapadinha. As fiscalizações aconteceram em dias alternados em dois supermercados da cidade, um de médio e outro de grande porte.
Todo o material apreendido, com prazo de validade vencido, foi encaminhado para o Aterro Sanitário da cidade para a inutilização. Duas caminhonetes foram necessárias para a remoção de toda a mercadoria.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Edvar Júnyor, as fiscalizações continuarão, pois o consumo de produtos vencidos é um risco à saúde.
“Consumir produtos vencidos é perigoso e pode acarretar sérios riscos à saúde. O consumidor deve verificar sempre o prazo de validade que consta no rótulo e não adquirir, em hipótese alguma, produtos com prazo expirado, mesmo que tenham vencidos há pouco tempo”, declarou o coordenador.
Só nesses três primeiros meses de trabalho a vigilância sanitária de Chapadinha realizou 227 inspeções; 51 reclamações foram recebidas, sendo que desse total, 50 foram atendidas e 45 solucionadas até o momento.
A vigilância também interditou dois estabelecimentos por não apresentarem condições aceitáveis de higiene, realizou duas ações educativas e quase duas toneladas de produtos impróprios para o uso ou consumo ( entre gêneros alimentícios, produtos de limpeza/higiene e medicamentos ) foram inutilizados, além de vários estabelecimentos estarem cumprindo prazo legal para adequação de suas atividades.
Para a coordenação da VISA os desafios ainda são grandes, mas o resultado dessas ações é fruto de trabalho e colaboração da população que tem apoiado denunciando as irregularidades e também a compreensão dos donos de estabelecimentos que buscam se adequar para evitar danos à saúde de seus clientes.