A reunião educativa realizada nesta quinta-feira (21), com feirantes, que comercializam carnes e peixes no Mercado Municipal, teve como objetivo orientar e alertar quanto aos cuidados que se deve ter nas instalações para o armazenamento dos alimentos, que devem atender a todos os requisitos técnicos de higiene, que incluem a maneira correta de conservação, transporte e manejo.
Na oportunidade, a Vigilância Sanitária informou sobre a obrigatoriedade da Carteira de Saúde, que deve estar atualizada, dos manipuladores de alimentos, bem como a necessidade do uso de uniformes e demais equipamentos de proteção que garantam condições satisfatórias de higiene.
De acordo com o coordenador, Edvar Júnyor, foi feito um alerta aos feirantes quanto a proibição de adicionar formol aos peixes.
“Essa é uma prática que já ocorreu no passado, mas os feirantes garantiram que não ocorre nos dias de hoje. Mesmo assim, foi feito o alerta e informamos que essa é uma prática perigosa, proibida e criminosa, pois o formol é comprovadamente cancerígeno e a sua utilização para esses fins é terminantemente inaceitável. Frisamos no peixe devido ao período da semana santa que se aproxima e, com isso, a utilização de pescados tradicionalmente, aumenta”, informou o coordenador.
Também foi realizada a distribuição de uma cartilha educativa contendo as principais orientações para a comercialização correta dos alimentos, entre outras orientações de interesse público-sanitário.