WebNet

WebNet

segunda-feira, 18 de março de 2013

Junta de Serviço Militar de Chapadinha Realiza Alistamento

 
 
Os serviços de alistamento da Junta de Serviço Militar de Chapadinha já estão sendo realizados normalmente. Na manhã desta segunda-feira (18), os jovens compareceram para o alistamento na sede da Prefeitura, onde é realizado o atendimento.
 
De acordo com o responsável pelo setor, Geordane Castelo Branco, o atendimento foi realizado com tranquilidade e a partir de agora, os jovens podem procurar a junta das oito da manhã ao meio dia.
 
O prazo para se apresentar a uma Junta de Serviço Militar vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.
 
Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa e, se convocado, prestará serviço apenas no ano de 2015. Quem nasceu antes de 1995 e não se apresentou no ano passado também deverá comparecer às juntas de serviço militar e pagar multa de R$ 1,38 por ano de atraso.
 
 
Serviço Militar
 
O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa e, se convocado, prestará serviço apenas no ano de 2015.
 
Os jovens considerados aptos retornam no início do ano seguinte, normalmente entre 2 e 15 de janeiro, para saber se foram dispensados do serviço militar ou encaminhados para a seleção complementar no Exército, na Marinha ou Aeronáutica. Os jovens não aprovados na seleção geral se apresentam às Juntas de Serviço Militar para receberem o certificado de dispensa correspondente.
 
Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Se ingressar na carreira militar, pode continuar nos quarteis por mais sete anos.
 
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade.
 
 
Certificado de Alistamento Militar

O Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento que comprova que o brasileiro do sexo masculino se alistou no serviço militar ao completar 18 anos. Somente o cidadão pode retirar o CAM. No caso de absoluta incapacidade física, um tutor ou curador poderá fazê-lo, bem como solicitar sua isenção do serviço militar.

(Agência Brasil)
 
 
Documentação necessária para o alistamento:
 
 
 
- 2 fotos 3x4 (recentes)
- Certidão de nascimento (original)
- Xerox da carteira de identidade
- Certidão de casamento (caso seja casado)
- Pagamento da taxa (R$ 2,40) e multa
- Comprovante de endereço
- CPF
- Atestado médico (para deficientes físico ou mental)
 
 
OBS:

As fotos devem ser recentes com fundo branco, sem cabelo pintado, sem brincos, sem colar, sem barba ou bigode.

Caso o cidadão não tenha carteira de identidade ou CPF, trazer certidão de nascimento e a xerox.
 
 
 
 

Arquivo do blog