A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, assinaram, no fim da manhã desta quarta-feira (20), no Palácio dos Leões, as Ordens de Serviço para início da construção dos Hospitais Macrorregionais de Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, além do Hospital Regional de Chapadinha. Também participaram da cerimônia o vice-governador Washington Luiz, secretários de Estado, deputados e os prefeitos dos quatro municípios contemplados com as obras: Sebastião Madeira, Ribamar Alves, Filuca Mendes e Ducilene Pontes, respectivamente.
Financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os hospitais têm projeto arquitetônico idênticos. Cada um terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.
O Governo do Estado, por meio da SES, também colocou em operação os hospitais de 50 leitos construídos pelo Programa Saúde é Vida em Barreirinhas, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá e Timbiras, além de 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na ilha de São Luís e as outras nas cidades de Imperatriz, Timon, Codó, Coroatá e São João dos Patos. Todas as unidades funcionam 24 horas e atendem milhares de pessoas por mês.