WebNet

WebNet

segunda-feira, 18 de março de 2013

Coordenador do Programa do Leite Esclarece os Motivos da Suspensão da Entrega

 
 
Em entrevista ao Programa Balanço Geral da Rádio Cultura FM, o coordenador do programa do leite em Chapadinha, Men de Sá Meneses, falou sobre a suspensão da entrega do alimento na cidade.
 
De acordo com o coordenador a entrega está suspensa desde o mês de dezembro do ano passado por falta de prestação de contas por parte da gestão anterior (quanto ao número de famílias cadastradas) e pelo não cumprimento das normas de higiene exigidas pela Secretaria de Estado da Saúde.
 
O local era inapropriado para a distribuição do leite e a documentação que encontramos estava incompleta o que dificultou a regularização dos trabalhos. Mas já cadastramos 500 famílias que estão aptas a receberem o alimento e o local foi reformado agora com capacidade para até 200 pessoas”, disse o coordenador.
 
 
 
De acordo com Men de Sá Meneses, a conta do programa não estava batendo com os registros, pois o município estava recebendo leite para 500 famílias, mas apenas 300 estavam recebendo regularmente, ou seja, dos 3000 mil litros distribuídos semanalmente (1.500 duas vezes por semana), 1.200 não chegaram às mesas das famílias que realmente necessitavam.
 
A exigência do programa é que o cadastro e recadastro seja feito de três em três meses, o que não vinha sendo feito, daí a falta de informações no banco de dados.
 
Para garantir a distribuição do leite, a prefeitura de Chapadinha assinou, no mês de fevereiro, o termo de adesão onde se compromete a cumprir as normas estabelecidas pela VISA e também em utilizar o programa como aprimoramento das ações com vistas ao cumprimento das metas estabelecidas para a melhoria dos índices nutricionais das crianças e gestantes.
 
 
 
Men de Sá informou que o cadastro e recadastro, das famílias beneficiadas pelo programa, já foi realizado e que a distribuição só depende do Governo do Estado, que rompeu o contrato com o antigo fornecedor e abriu nova licitação.
 
Agora esperamos apenas a liberação do Governo do Estado para iniciarmos a distribuição de maneira correta e para quem realmente precisa do alimento”, concluiu o coordenador.
 
 
 
Para melhor entender como funciona o programa, a maneira correta de distribuição e acondicionamento do leite, o governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Saúde, deve realizar no dia 02 de abril uma oficina com todos os coordenadores do programa, secretários de saúde e beneficiários do programa.
 
O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.
 
Para ser beneficiária as famílias precisam possuir renda per capita (por pessoa) no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:
 
• Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal;

• Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;

• Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança;

• Pessoas com 60 anos ou mais;

É distribuído 1 litro de leite por família, em geral. Na família em que há dois membros público-alvo para recebimento do leite, pode ser distribuído até 02 litros.

O Programa do Leite atende aos 09 estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e o Estado de Minas Gerais (atendendo a região do Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha e Mucuri).
 

Arquivo do blog