WebNet

WebNet

terça-feira, 19 de março de 2013

CHAPADINHA: SEBRAE Reúne Prefeitos do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba

 
 
O SEBRAE-MA realizou na manhã desta terça-feira, 19, em Chapadinha, um Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos das Regiões do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba com o propósito de debater a implementação da Lei das Micro e Pequenas Empresas e o desenvolvimento local e regional. A reunião foi realizada no Buffet Crys Eventos, para os 17 municípios atendidos pela regional e também para os convidados.

A abertura do encontro foi feita pela prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, que deu as boas vindas aos presentes, agradeceu a participação e ressaltou a importância das políticas direcionadas ao desenvolvimento econômico das cidades e ações que visem a geração de empregos.
 
 

O diretor técnico do Sebrae-MA, José Moraes, destacou a importância do evento e a proposta da instituição que visa o desenvolvimento territorial sustentável. “Nós entendemos que tudo começa pelo município. Só teremos um estado rico se antes tivermos um município rico. E esse encontro serve para mostrar o que o Sebrae pode fazer pelos municípios”- disse.

O gerente da regional, Diógenes Júnior, fez uma breve apresentação da instituição ressaltando os programas e ações desenvolvidos em parcerias com os municípios e que geram incentivos aos pequenos negócios.

Um dos momentos mais esperados da manhã ficou por conta da palestra com o consultor da Unidade de Políticas Públicas, Yves Ribeiro, ex-prefeito das cidades pernambucanas de Iguarassu, Itapissunga e Paulista. Yves ficou conhecido nacionalmente pela excelente administração em Paulista que impulsionou o desenvolvimento e a mobilidade urbana daquele município. Em 2011, durante sua gestão, Paulista foi consagrada a cidade que mais cresceu no Brasil.
 
 

Com o tema “Como fazer o desenvolvimento municipal virar realidade”, Yves destacou as ações que mudaram a história de Paulista, como a criação de linhas de frentes para trabalho, incentivo à formação de cooperativas e de micro emprestas e a qualificação de profissionais dos mais diversos setores, entre outros. “Fui reeleito com 75% dos votos, fomos a cidade da América do Sul que mais combateu a mortalidade infantil. Para chegar onde cheguei, a parceria com órgãos como o SEBRAE é fundamental. E o segredo é ouvir o povo”, pois o possível a gente faz e o impossível o povo ajuda a fazer”- declarou.

Durante o evento quatro municípios foram premiados com a implementação da Lei Geral em 2012, os municípios de Santana do Maranhão, Vargem Grande, Nina Rodrigues e São Bernardo.
 
A programação contou ainda com apresentações culturais locais, do Tambor de Crioula do Povoado Piqui na Rampa (de Vargem Grande) e apresentação da Banda Marcial de Chapadinha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Arquivo do blog