WebNet

WebNet

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeitura de Chapadinha Através da Secretaria Municipal de Educação Participa do COMAE 2013


Ascom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa da Conferência Intermunicipal Maranhense de Educação - COMAE 2013, que está sendo realizada em Chapadinha, no auditório do CRESU.

O evento tem como objetivo construir proposições norteadoras para o Plano Estadual de educação, que orientarão a Política Nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes complementares e colaborativas.

Participam do COMAE representantes do poder público, segmentos socais que atuam na área da educação e setores organizados da sociedade civil dispostos a contribuir para a melhoria da educação maranhense.


A conferência é um espaço democrático para debate de propostas entre os entes federados na efetivação implementação do Plano Nacional de Educação pelos Municípios, estados e distrito federal no contexto da articulação do sistema nacional de educação, abrangendo especialmente a participação, cooperação federativa e o regime de colaboração.

No primeiro dia do evento foram formados grupos de discussão que apresentarão propostas a serem formuladas como proposições voltadas para a educação.

O COMAE tem como tema central de discussão o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. E sete eixos temáticos, são eles:

1-O PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização Regulação;

2-Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;

3-Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente;

4-Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condição de Participação e Aprendizagem;

5-Gestão Democrática, Participação Popular e Controle;

6-Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho;

7-Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.


Programação do dia 28 (terça-feira):

Plenária para socialização e aprovação das proposições elaboradas nos grupos de trabalhos. Eleição e apresentação dos delegados e encerramento.

Arquivo do blog