WebNet

WebNet

domingo, 26 de maio de 2013

Prefeitura de Chapadinha Realiza Primeira Edição do Projeto Saúde na Comunidade



A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias de saúde, assistência social, da mulher, Igualdade Racial e educação, realizou no último sábado (25), a primeira edição do projeto saúde na comunidade no povoado Macedo.

Os trabalhos começaram logo cedo. Tendas todas identificadas foram montadas onde mais de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e voluntários prestaram os mais diversos atendimentos à comunidade.



Dona Maura Pereira de Carvalho, veio do povoada Pé de Ladeira, ela trouxe os dois filhos para checar peso, atualizar a carteira de vacinação e também cuidar da própria saúde.

Estou muito satisfeita com o atendimento. Encontrei aqui os serviços que estava precisando para mim e para meus filhos. A prefeitura está de parabéns um evento desses é muito importante para nossa comunidade que é carente”, disse a lavradora.

Exemplo seguido por dona Marilene de Sousa da Silva. Ela ficou sabendo do evento por meio da agente de saúde e veio de Barro Branco a já garantiu a vez nos exames.

Eu to gostando do atendimento e vou fazer todos os exames que puder hoje, aqui”, afirmou a lavradora.

A prefeita Ducilene Belezinha passou por todos os setores de atendimento, conversou com os profissionais e também ouviu a comunidade.


Nosso objetivo é realizar ações como essa todos os meses, em diferentes localidades de nossa região. Já estamos definindo o próximo ponto e contamos com a colaboração de nossos secretários para que as comunidades sejam atendidas da melhor maneira possível. Precisamos levar informação e atendimento médico para nossa gente e assim melhorar a qualidade de vida de nosso povo”, afirmou Belezinha.

Foram realizados quase 200 atendimentos, entre serviços clínicos gerais, ginecologia, imunização, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, exames preventivos, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, palestres sobre direitos das mulheres, bolsa família, orientações sobre o uso de preservativos, orientações nutricionais e distribuição de material de higiene bucal. Até uma farmácia foi montada no local para atender a comunidade.






Só nessa primeira edição foram assistidos moradores de 19 povoados, que tiveram à disposição transportes para buscar e deixar em suas casas.

Serviços de qualidade levados para as famílias que por dificuldade de irem à cidade muitas vezes não tem acesso ao atendimento digno.

Dona Maria da Silva logo que ficou sabendo do evento, não perdeu tempo, com os exames já realizados e satisfeita com o atendimento está aliviada que não precisa mais ir à cidade para se tratar.


Eu tinha que ir à Chapadinha para fazer meu preventivo e não sabia como ir, mas quando fiquei sabendo que a prefeitura de Chapadinha estava oferecendo tudo isso aqui, pertinho de minha casa eu corri pra cá e já fui atendida e medicada. Estou muito feliz e agradeço por isso”, disse a lavradora.

O dia foi movimentado no povoado Maceno, a fanfarra da prefeitura animava a criançada e na tenda de consulta clínica a fila era grande. Lá o secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, ouvia aos pacientes atentamente, encaminhava para o setor específico.


Nosso objetivo é oferecer o melhor atendimento possível aos moradores dessa região. Para isso uma grande equipe de profissionais comprometidos veio para cá e o resultado de todo esse esforço a gente percebe na satisfação das pessoas que saem daqui. Muitos casos são de complicações simples que podem ser resolvidos aqui mesmo sem necessidade de deslocamento para o HAPA. A prefeita Ducilene Belezinha tem nos dado total apoio para que ações como esta se repitam em toda nossa cidade”, disse o secretário.

Morador da região Valdinei disse que muitos vizinhos não acreditaram quando foi dito que a prefeitura realizaria esse trabalho no local.


Nós somos privilegiados, pois pela primeira vez uma ação dessas é realizada e o nosso povoado foi escolhido para sediar o evento! Estamos muito felizes e sabemos que a prefeita Ducilene Belezinha quando promete, ela cumpre!” disse o morador.

Para o lavrador Carlos o evento foi essencial, ele sofreu um acidente com uma arma e fogo na mata e ficou ferido. Logo que chegou ao local foi prontamente atendido e medicado.


O atendimento foi rápido eu nem sei como faria para resolver esse meu problema. As enfermeiras fizeram os curativos, fui vacinado e medicado. Agora vou voltar pra casa tranquilo”, disse o lavrador.

Com uma gripe que não passava Frank procurou informações e lá mesmo já saiu vacinado.


“Eu tava uma gripe há dias que não passava, mas o doutor me receitou o remédio e eu vou receber lá farmácia sem precisar ir para Chapadinha”, disse o morador.

Relação dos povoados atendidos:
Forno Velho; Gado Manso; Estiva dos Leites; Palmeiras; Canto dos Bois; Boca da Mata; Tabuleiro do Zezico; Boa Esperança; São Benedito; Formiga; Maceno; Pé de Ladeira; Estrela; Brejo do Meio; São Bento; Quandús; Bois e Janipapo.

Serviços Oferecidos:
Odontologia
Palestras educativas
Entrega de Kits Odontológicos
Aplicação de fluor
Escovação Supervionada
Exame Clínico Bucal
Saúde da Mulher
Consultas com Drª Eliane Marchi
Coletas de Preventivos
Palestras
Entrega de Medicamentos
Distribuição de Agenda de Saúde da Mulher
Hiperdia
Consulta Médica
Verificação de PA
Exame Glicemia em Jejum
Palestras
Cadastro e Entrega de Carteiras do Programa
DST/AIDS
Palestras
Entrega de Gel, Camisinhas Fem/Masc
Imunização
Palestras
Vacinação de Crianças e Adulto
Entrega de Carteiras de Vacinação para Adultos e Adolescentes
NASF
Palestras
Atividades Físicas
Orientação das Atividades da Vida Diária (AVBF)
Consulta e Orientações com Nutricionistas
Atendimento com Psicóloga
Programa Tubeculose e Hanseníase
Avaliação Dermatológica
Consulta médica com pacientes com tosse com mais de três semanas
Palestras e Orientações
Palestras
Odontoligia
Saúde da Mulher
DST/AIDS
Nutricionista
Imunização












Arquivo do blog