WebNet

WebNet

quarta-feira, 30 de junho de 2021

NINA RODRIGUES | Prefeitura, em Parceria com SENAR, Oferece Capacitação com Curso "Transformação da Mandioca"

Fotos: Sedcap/Nina Rodrigues-MA

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Junho.2021


A Prefeitura de Nina Rodrigues/MA - através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SENAR, iniciou nesta terça-feira, dia 29 de junho de 2021, a realização de mais uma capacitação de agricultores e agricultoras na cadeia produtiva da mandioca, com o Curso "Transformação da Mandioca", realizado no Assentamento Vila Esperança.

Estiveram presentes na abertura o secretário municipal de Agricultura, Alberto Araújo; Anildo de Moraes, Lucas Lima e membros da comunidade para participarem de quatro (04) dias de capacitação.


Iniciativas como tratos culturais adequados, dias de campo e capacitação contínua vêm, a cada dia, estabelecendo a cadeia produtiva da mandioca como uma das principais fontes de alimentação e renda do município.

Além da mandioca em si, derivam-se outros itens, como a farinha d’água, farinha de tapioca, goma de tapioca e tucupi’.


A mandioca é fundamental na economia, na cultura, na sociedade de Nina Rodrigues. É uma mola propulsora. É alimento na mesa, é geração de renda, é desenvolvimento sustentável para o município e para a região” - destacou o prefeito Rodrigues.

Por meio de cursos de capacitação elaborados pelo SENAR, muitos dos agricultores já foram atendidos pela parceria deste com o poder público municipal.


A capacitação pretende ajudar no orçamento das famílias do grupo. Porém esse não foi o único motivo para iniciar o projeto. Essa ação desenvolve um papel social na comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alberto Araújo a concepção da experiência também foi “pensando como ato social, de incentivo dentro da própria comunidade, incentivando aquilo que a comunidade é capaz de fazer, de produzir a partir dos próprios moradores da comunidade” - explicou.


Publicidade


Arquivo do blog