WebNet

WebNet

sábado, 24 de abril de 2021

CHAPADINHA | SEMED Presta Homenagem pelo 'Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS' (24 de Abril)

Professores chapadinhenses (que ilustram o banner acima)
já participaram de cursos para promover a acessibilidade e a
difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Abril.2021

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Chapadinha, lembra essa importante data e esse marco na era da comunicação inclusiva.

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.

Na lei, o conceito de libras é descrito como forma de comunicação e expressão dessa comunidade. Também, serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva.

Libras é reconhecida  como meio legal de comunicação e expressão, através de recursos próprios a ela associados. Formada por sinais e expressões, o sistema possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. A data é descrita pelas pessoas surdas como uma conquista da liberdade da expressão gesto-visual.
A Semed - por meio  da coordenação do A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) os parabeniza por tantas conquistas! Estamos com vocês!


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804



Arquivo do blog