WebNet

WebNet

sexta-feira, 2 de junho de 2017

CHAPADINHA - SEMAS e SEMED Articulam Ações para o "Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil"




Na manha desta sexta-feira (02), ocorreu na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, uma reunião com os supervisores e técnicos da rede municipal de ensino, com a presença da secretária municipal de Educação Wandrian Lima, oportunidade em que estiveram presentes a secretária adjunta municipal da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) Wégila Viana, e a coordenadora do PET a psicóloga Ananda Letícia, em busca de parcerias para as ações do dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias para a realização da manifestação no dia dia D em combate ao trabalho infantil no município de Chapadinha, que é uma responsabilidade de todos os seguimentos da sociedade. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Coordenadora de formação técnico pedagógico, professora Josilene Aguiar; a secretária adjunta municipal de Assistência Social, Wégila Viana; a psicóloga Ananda Letícia, a secretária municipal de Educação, Vandrian Lima; e a superintendente de gestão estratégica da Educação Básica, professora Jesus Lima.

A secretária adjunta municipal de Assistência Social, wegila Viana, realizou um breve relato do que está previsto para ser executado nas ações durante a semana que antecipa o dia 12 de junho, e reafirmou a importância daquele momento, fundamental para o alcance das metas e, como consequência, o aprimoramento das políticas públicas. Desejou sucesso e que todos pudessem contribuir de forma participativa e democrática.

Entre as ações da SEMAS, previstas para este ano estão a continuidade das campanhas de Erradicação do Trabalho Infantil, Combate à Violência Contra a Mulher, Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, entre outras ações voltadas para a melhoria de qualidade de vida dos nossos munícipes.

Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.

A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

No Brasil, por exemplo, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data, seja através do Ministério do Trabalho ou de outros órgãos da sociedade civil.

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.


Publicidade



Arquivo do blog