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quarta-feira, 31 de maio de 2017

URE - Mais de 18 Mil Estudantes da Regional Chapadinha Escolherão seus Grêmios Estudantis



Mais de 18 mil estudantes foram mobilizados para a escolha de seus Grêmios Estudantis, em 15 escolas da rede pública estadual de ensino, na Unidade Regional de Educação de Chapadinha, nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31).

A referida URE, que tem 25 escolas e 26 anexos, iniciou em abril um processo de mobilização dos estudantes para formação de Grêmios Estudantis. Foram realizadas reuniões e assembleias com debates sobre a importância e o papel do Grêmio Estudantil na escola.

Nesta terça-feira, os estudantes de 10 escolas foram às urnas votar para definir seus representantes no Grêmio. Nesta quarta-feira, alunos de outras cinco escolas estarão votando para escolher seus gremistas. A meta da Unidade Regional de Chapadinha é implantar Grêmios Estudantis em 24 escolas ainda este ano, perfazendo o total de 25 escolas, já que uma unidade escolar implantou o Grêmio no ano passado.

Incentivo ao protagonismo estudantil

O incentivo à formação dos Grêmios Estudantis tem sido uma das bandeiras educacionais do governo, no que diz respeito à educação como um processo democrático. A temática tem sido o foco de várias ações do governo como a ‘Caravana Estudantil’ realizada no ano passado que percorreu vários municípios.

Este ano foi realizada a ‘Escuta Estudantil’, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (Sappe), que percorreu as URE’s, conversando com lideranças estudantis, levando informações, ouvindo suas demandas e encaminhando soluções. Um dos principais focos desse diálogo com os estudantes foi o papel e a importância dos grêmios estudantis dentro das escolas, para garantir o fortalecimento da gestão democrática, e conquistas educacionais.

Outra ação importante desenvolvida pela Seduc nesse sentido foi o cadastramento dos Grêmios Estudantis das escolas da rede pública estadual de ensino, realizado de 28 de março à 14 de abril, como forma de identificar lideranças estudantis, fortalecer o diálogo com os estudantes e realizar ações conjuntas, visando a melhoria da escola e do processo de ensino e da aprendizagem.


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