WebNet

WebNet

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde Promove Palestra de Conscientização no Bairro da Cruz

A sec. mun. adj. de Saúde, Valnice Meneses, fala aos presentes
 
O bairro é um dos, com maior índice de infestação de focos da doença.
 
 
Por: Lidiane Reinaldo - Ascom
 
Na tarde desta terça-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Chapadinha, promoveu uma palestra com os moradores do bairro da Cruz, para conscientização de combate a dengue no bairro. A palestra foi realizada na Unidade Integrada Aldalina Silva Machado, e contou com a presença da secretária adjunta de Saúde Valnice Meneses, do coordenador da Vigilância Epidemiológica Eduardo Luiz da Silva, do supervisor do Programa de Combate a Dengue Silvério Santana, além, dos cincos Agentes Comunitários de Saúde da área.
 
 
Eduardo Luiz da Silva -  coordenador da Vigilância Epidemiológica
 
O coordenador da Vigilância Epidemiológica iniciou a palestra sugerindo a cooperação das pessoas no combate a dengue. “É muito importante a união para levar o conhecimento há outras pessoas e assim ajudar o município no trabalho de combate a dengue” - Afirmou. “Nós estamos de fato preocupados com os focos de dengue no município” - Alertou Eduardo Luiz da Silva.
 
Dicas, de como encher de areia os pratinhos de vasos de plantas, amassarem copos descartáveis antes de jogar no lixo, colocar lixo em sacos plásticos, manter as caixas d’água fechada, dentre outras, foram explanadas. “A melhor forma de combater a doença, não é o remédio e sim a prevenção” - enfatizou a secretaria adjunta de Saúde, Valnice Meneses, que também tranqüilizou os moradores quanto aos terrenos baldios existentes no bairro da Cruz, detectados através de denúncias, onde os proprietários serão procurados e orientados.
 
 
 
Para a moradora Helena de Sousa, a palestra foi muito bem vinda. “Essa reunião nos deu um esclarecimento quanto aos riscos da doença no bairro, e com certeza teremos ainda mais cuidado” - afirmou.
 
 
 
Segundo levantamento feito a cada dois meses pela Secretária Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, no município de Chapadinha, foram detectados quinze bairros com infestação de dengue, sendo que sete desses, com índices preocupantes, que são eles: bairro da Cruz, Vila Izamara, Tigela, Corrente, Multirão, São José e Terras Duras. Nesses bairros, a Secretaria estará centralizando ações para diminuição desses índices, com palestras educativas, e distribuição de material informativo.
 
 
 
No bairro da Cruz, ao final da palestra foram distribuídos sacos plásticos de lixo, além disso, os agentes de saúde da área, alertaram aos presentes que somente colocassem os lixos nas portas antes do carro da coleta de lixo passar, e não depois, para evitar que o lixo seja espalhado por animais no meio da rua.
 

Arquivo do blog