WebNet

WebNet

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Grandes avanços marcam os 100 dias de governo Belezinha

 
Por: Brendha Gomes e Nuby Suzanne
Fotos: Kim Pereira e Adorildo Japa
 
Essa semana, prefeita Ducilene Belezinha completa 100 dias de governo. E apesar do pouco tempo, grandes avanços marcam os três primeiros meses da nova administração como, a restruturação da saúde, ações de limpeza urbana, pequenas obras de infraestrutura, e principalmente a imagem do município, antes comprometida pelo descaso e abandono da antiga gestão.

Um dos grandes desafios da gestão Belezinha é solucionar os problemas “herdados” da gestão anterior que deixou o município inadimplente, com débitos e diversas obras inacabadas. E diante do caos, grandes mudanças- em um curto espaço de tempo- mostra o compromisso da prefeita em colocar o município no trilho do desenvolvimento.
 
 
Para Belezinha, os 100 dias de governo marcam também um novo momento, uma vez que esse período serviu para que a atual equipe administrativa tivesse um diagnóstico da realidade do município, onde agora, o planejamento dá lugar à execução de ações.
 
 
 
Em relação às prioridades do governo, Belezinha defende a qualidade de vida das famílias chapadinhenses como o maior compromisso de sua administração. Na Saúde foram tomadas medidas emergências que pudessem facilitar e agilizar o atendimento e qualidade à população. O sofrimento de pacientes que padeciam nos corredores do hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) desde a falta de soro até curativos, deu lugar à prestação imediata de serviços.
 
Hoje o HAPA conta com uma farmácia abastecida, cirurgias de vários tipos (realizadas diariamente) exames com aparelhos ultramodernos, ambulâncias aparelhadas, restaurante com cardápio variado, (elaborado minuciosamente por nutricionistas), e uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e psicólogas, oferecendo um atendimento humanizado.
 
 
 
Na Educação o incentivo à formação de professores, diretores e supervisores tem sido o carro chefe da pasta. A Primeira Jornada Pedagógica foi um grande exemplo da valorização da profissional que contou com a participação de milhares de educadores que contribuíram significantemente para uma nova era do ensino público municipal.
 
A secretaria (Semed) que tem uma atuação forte, mostrou sua força durante à semana em comemoração ao 75 anos de Chapadinha estimulando alunos através de concursos de poesias e incentivo à leitura. Outro item marcante são as diversas reuniões com diretores e supervisores, tanto na zona urbana quanto rural, para tratar do Plano de Ações Articuladas 2011 a 2014, que tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas e estruturais da rede municipal de ensino.
 
 

Na infraestrutura (Obras), construções e restaurações tem dado uma nova imagem ao município, além de facilitar o acesso às áreas com dificuldade de locomoção, como é o caso da reforma das pontes nos povoados da Cangaia, Salitre e Santa Rosa, beneficiando mais de 8 mil pessoas. O setor é responsável também pela conclusão de obras inacabadas, como postos de saúde e escolas que estavam abandonadas.
 
 
 
Na Assistência Social a aquisição de carro traçados e motos, adquiridos recentemente, vai agilizar os trabalhos das equipes, e a construção de um CRAS (na Praça do VIVA) e um CREAS (no Areal), compõe o pacote de ações conjuntas entre município e Estado que visam o desenvolvimento das atividades.
 
A sede da Secretaria, contará nos próximos dias com novo endereço, antigo prédio da Chapanet, no bairro São José, um espaço mais amplo e com total estrutura para atender a demanda.
 
 
 
A Secretaria da Mulher é uma das pastas que mais vem se destacando com os últimos tempos com ações em combate à violência à mulher e prestação de serviços relacionados ao universo feminino. A vinda da carreta do “Viva Mulher” foi uma conquista que proporcionou mais de 900 atendimentos, um feito recorde para o município. Outra novidade, da secretaria, que até então não funcionava, fica por conta da mudança na pasta que nos próximos dias passa a ser ordinária.
 
 
 
As Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial também vem adquirindo um espaço cada vez maior. Palestras e debates entre quilombolas e outros segmentos têm aproximado governo e comunidade para um trabalho em conjunto em favor do munícipio.
 
 
 
A Cultura também não fica de fora, mesmo sem recursos, proporcionou, através da Prefeitura, cinco noites de folia durante o carnaval, que deu espaço às tradicionais festinhas com espaço para adulto, crianças e idosos. Outra conquista é a “Casa de Cultura” que será implantada em Chapadinha nos próximos dias.
 
 
 
No Trabalho foi resgatado o programa Meu Primeiro Emprego, com capacitação profissional para o “Viva Estágio, Meu Primeiro Emprego”, e duas grandes conquistas: o Seguro Desemprego, que poderá ser solicitado através da Secretaria, e a confecção da Carteira Digital, disponível nos próximos dias. Outra parceria já firmada com o Estado é o “ProJovem Trabalhador”, que visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.
 
 
 
O Esportes, que vivia desmotivado e apagado, ganha força com a realização de torneios e campeonatos, tanto na área urbana quanto rural.
 
 
 
A Agricultura e as parcerias firmadas com diversos órgãos, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está proporcionando ações em conjunto relacionadas à economia do setor rural, que incluem a parceria em Projetos de Hortaliças e Mandioca dando então sequência ao Projeto Mandioca iniciado pela Embrapa Mandioca e Meio Norte. A parceria com Bando do Nordeste, por exemplo, está disponibilizando linhas de crédito e programas que podem ser utilizados pelo produtor rural.


A Secretaria de Transportes vem garantido a mobilidade e conservação dos veículos, herdados em péssimo estado de uso, mas agora já estruturados.
 
 

 O secretário adjunto de Meio Ambiente, George Gomes,
e o secretário nomeado, Alexandro Costa
 

A pasta do Meio Ambiente, que teve seu gestor Alexandro Costa, empossado recentemente também já está a todo vapor. A secretaria já iniciou a fiscalização no aterro sanitário e outros setores para garantir qualidade de vida à população.
 
 
 
Os departamentos também vêm trabalhando com foça total, em três meses de administração o Departamento de Trânsito (DMT) realiza constantemente campanhas educativas para um trânsito seguro, além disso, a cidade tem recebido sinalização adequada proporcionando assim, segurança para motoristas e pedestres.
 
 
 
Os trabalhos da Vigilância Sanitária e do Setor de Limpeza Pública está renovando a imagem do município. A Vigilância vem intensificando seus trabalhos de fiscalização, educação e orientação em bares, restaurantes, mercados, açougues e outros. O trabalho visa promover e proteger a saúde da população por meio de ações de preservação às condições de higiene do ambiente.
 
 
 
A turma da limpeza não parou um só dia. Toneladas de lixo recolhidas, com o auxílio de um caminhão compactador, agilizou a coleta, deixando-a também mais higiênica.

Essas e tantas outras ações e parcerias estão sendo desenvolvidas e muitas outras estão á caminho, como a liberação de 10 milhões para pavimentação asfáltica, a construção do Cetecma e a aceleração do Hospital Regional.
Caminhamos em todas as áreas da gestão, com passos firmes, buscando parcerias com os governos Estadual e Federal, além da colaboração do setor privado. Embora sejam apenas 100 dias de administração, parece que já se passou muito mais tempo. A cobrança é intensa e sabemos da nossa responsabilidade. Seguimos em frente, com confiança em nossa equipe e muita vontade de trabalhar”, finalizou a prefeita.
 
 

Arquivo do blog