WebNet

WebNet

sexta-feira, 22 de março de 2013

Escolas municipais Participam da Campanha Nacional da Hanseníase e Verminoses

Alunos da U.I. Alexandre Costa sendo atendidos
 
 
Teve inicio na última segunda-feira (18) e encerra-se nesta sexta-feira (22) pela primeira vez em nível nacional a “Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses”, tendo como público alvo estudantes na faixa etária de 05 a 14 anos.
 
Na última sexta –feria (15) a coordenadora do Programa Saúde na Escola Rosse-imair de Oliveira Mello, reuniu diretores das escolas da rede municipal de ensino, para serem orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha, e receberam material para execução das tarefas relevante a campanha – formulários.
 
O objetivo dessa campanha é reduzir casos da doença em alunos do ensino público fundamental. A identificação da Hanseníase se dar pelo “método do espelho”. Esse método Consiste em um formulário a ser preenchido por pais ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como, sobre o histórico familiar da doença.
 
As verminoses, micoses e outras doenças dermatológicas serão urgentemente tratadas.
 
Hoje é considerado o dia “D” da campanha, com a distribuição do medicamento –Albendazol, em dose única aos escolares. Esse medicamento é eficaz, e não tóxico. A oferta e supervisão do tratamento de geohelmintos nos estudantes será realizada por profissionais de saúde da área de abrangência das unidades básicas.
 
Meta Nacional
A campanha tem como público alvo 9.300.000, em aproximadamente 38.000 escolas nos 720 municípios prioritários. Hoje 70% dos casos de hanseníase no país estão concentrados em 258 municípios.
 
A escolha dos 720 municípios prioritários para a realização da campanha considerou o recebimento do incentivo financeiro disponibilizado por meio da Portaria n° 2.556/2011, contemplando as 26 Unidades Federadas e o Distrito Federal.

 

 

Arquivo do blog