WebNet

WebNet

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dra. Renata Abreu Faz Palestra de Saúde Bucal para Alunos da U. I. Eurídice Almeida

 
Do Blog do Prof. Damiani

Dra. Renata Abreu Santos de Almeida, realiza palestras informativas e esclarecedoras sobre a saúde bucal nas escolas. Formada em odontologia pela UFMA, atende na Unidade Basica de Saúde da Familia, na comunidade do Baturité, todas as quartas e sextas-feiras nos turnos matutino e vespertino.

Considerando a realidade encontrada nos moradores desta localiade e áreas circunvisinhas, inclusive nas crianças, Dra. Renata teve a iniciativa de estender seu trabalho de atendimento odontológico junto as escolas municipais que se encontram em sua área de atendimento. Já foram feitas palestras para os estudantes do Baturité, Centro dos Buracos e hoje, 20 de março, ás 15h e 30 min. foi a vez do Riacho Fundo na U. I. Eurídice Almaida. Após atender a todas as escolas, deverá inciciar o trabalho de orientação com as famílias que têm crianças com menos de 4 anos de idade e estão fora da escola.
 
 
 
Em sua orientação Dra. Renata fala sobre a importância dos cuidados preventivos: escovação, uso do fio dental, flúor, visitas regulares ao dentista e os principais problemas que podem surgir pela falta destes cuidados. Foram abordados também orientações sobre alimentação, quais alimentos devem ser evitados e quais devemos dar preferência quando se trata da prevenção da cárie.

Outro ponto bastante destacado é a escovação dentária, que quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições.
 
 
Sempre que possível é feita a aplicação de flúor nas crianças e adolescentes, pois diminui o risco de ter cárie dentária.
Com duração aproximada de 40 minutos, Dra. Renata esclarece detalhadamente sobre cada ponto e depois fica a disposição para tirar as dúvidas e responder as perguntas das crianças e adolescentes, que apesar da timidez, tem mostrado interesse nas orientações passadas durante a palestra.
 
 
É muito louvável a atitude da Dra Renata com seu trabalho preventivo oreintando nossos estudantes sobre a saúde bucal, prevenção e visitas regulares ao dentista.
Parabéns pela iniciativa e sucesso em seu empreendimento.
 
 
Oferecimento:
 
 
 

Arquivo do blog