WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de março de 2011

Suzano e Instituto Ayrton Senna propõem parceria com o município de Chapadinha na área de educação fundamental


Representantes da Suzano Papel e Celulose e do Instituto Ayrton Senna estiveram reunidos na manhã de ontem, 17, com representantes do poder público municipal, para apresentarem proposta de parceria em um projeto na área de educação fundamental.

São quatro programas desenvolvidos pelo Instituto e financiados pela Suzano, empresa que atua há cerca de 20 anos na região: Acelera Brasil, Se Liga, Circuito Campeão e Gestão Nota 10.
 
 

 
De acordo com Carlos Henrique Cibella, Gerente de Projetos da Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, a Suzano está lançando um projeto na área de educação, o Educar e Informar e convidou o Instituto a fazer parte, com os programas que já estão implementados em todo o Brasil. A intenção é ajudar, em parceria com a secretaria de educação do município de Chapadinha, na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Além de Chapadinha, os municípios de Matões e Urbano Santos, áreas de atuação da Suzano, foram escolhidos pela empresa para a implantação dos programas.

Caso a pareceria seja firmada, o projeto terá duração de 4 anos. Os programas atingem a primeira fase do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

De acordo com Carlos Cibella, todo o programa, com livros, impressos, capacitações, entre outros, será financiado pela Suzano. O início se dará tão logo seja firmada a parceria com o município.

O representante do Instituto Ayrton Senna disse que está otimista e sentiu nos representantes do município de Chapadinha um grande interesse no sucesso da parceria. “O primeiro contato foi excelente. A receptividade foi muito boa. Existe o interesse. Será feita agora uma análise de tudo o que foi conversado. O inicio é imediato. O próximo passo será tratarmos sobre a quantidade de alunos que iremos trabalhar, começarmos com as capacitações e depois irmos direto às salas de aula. Nosso foco é sempre o aluno”.

O secretário municipal de obras José Almeida,que representou a prefeita Danúbia Carneiro, disse que já conhece estes programas e que Chapadinha só tem a ganhar esta parceria. “Estes programas já funcionam em outros municípios, é uma parceria espetacular. Estamos à disposição da Suzano e do Instituto e vamos fazer uma programação para que, dentro do menor tempo possível a parceria seja concretizada, para o engrandecimento do nosso município”, disse.

A secretária municipal de educação, Enir Ferreira Lima, disse que a prefeita Danúbia abriu as portas do município para a implantação dos programas. “Com certeza Chapadinha dá um grande salto neste momento, onde a prefeita já sinalizou com a possibilidade de abrir todas as portas para que estes projetos sejam desenvolvidos. Nosso objetivo, sempre, é pensar na comunidade, nas crianças. Se é um programa que vem para contribuir para que a educação se efetive na sua qualidade referenciada, nós estamos de portas abertas para atender”, concluiu.
 
Conheça os Programas:

Acelera Brasil:


O que é
Criado em 1997, o Acelera Brasil é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.


Objetivos

Contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.


Como funciona

Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do Programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.


Se Liga:

O que é

O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.


Objetivos 

Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.


Como funciona 

Os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.


Circuito Campeão:

O que é

O Programa introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino.


Objetivos

Garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para a permanência do aluno na escola e para o seu sucesso.


Como funciona

O Programa introduz nas escolas e secretarias de ensino uma cultura de gestão focada em resultados de aprendizagem. Prioriza políticas de alfabetização e de acompanhamento das quatro primeiras séries do ensino fundamental.


Gestão Nota 10:

O que é

O Programa é dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.


Objetivos

Elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional.
 
Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a secretaria de educação.


Como funciona

O Gestão Nota 10 trabalha com indicadores e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretarias de educação, devidamente ajustadas a cada  ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior. Suas ações estão diretamente ligadas aos diretores de escola e equipes de secretaria de educação.
 
Extraído do Blog do William

Arquivo do blog