WebNet

WebNet

domingo, 13 de março de 2011

Chapadinha: Regional da Aged Fiscalizará Comércio Irregular de Agrotóxicos

Fachada da Aged/Chapadinha
Para a engenheira agrônoma Filomena Carvalho, coordenadora de Defesa vegetal, esta ação foi a primeira de várias planejadas pela Inspeção Vegetal para 2011, e que deverão ocorrer em todas as regionais do estado. “Para este exercício vamos intensificar a fiscalização do comércio varejista e, principalmente, o atacadista, estendo as ações às propriedades rurais. Tudo começando já agora em março pela regional de Chapadinha” enfatizou a coordenadora Filomena.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Diretoria de Defesa Vegetal, realizou fiscalização em pontos de vendas ilegais de agrotóxicos na regional de Presidente Dutra, desencadeada através de denúncias formalizadas à Ouvidoria da agência.

A operação foi realizada na semana passada. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos fiscais de defesa vegetal Francisco Saraiva e Edmara Cardoso, em conjunto com a engenheira agrônoma Patrícia Lima de Sousa, da regional de Presidente Dutra, com fiscalizações nas feiras e estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários com e sem registros para venda de agrotóxicos.

Acompanhados por policiais militares, os fiscais iniciaram os trabalhos na feira livre em Tuntum. “Ao percorrermos os boxes nos deparamos com um comerciante de produtos agrotóxicos com revenda registrada no município de Presidente Dutra, vendendo produtos veterinários e ferragens no chão da área da feira. Vistoriando seu veículo encontramos mais de 80 litros de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas). E esse comerciante já havia sido autuado por Fiscais da Aged, por venda de agrotóxicos na referida feira em março de 2010”, explicou o fiscal Francisco Saraiva.

Os agentes de fiscalização da Aged autuaram os infratores e apreenderam os produtos irregulares, que foram armazenados no estabelecimento Casa do Vaqueiro, em Presidente Dutra. O proprietário do estabelecimento será o fiel depositário dos produtos, até que sejam recolhidos pela indústria fabricante, pois o mesmo possui registro junto a Aged para comercializar agrotóxico. Os autuados, além de perderem os produtos, responderão processo administrativo por venda de produtos agrotóxicos em estabelecimento sem registro.

Além de Tuntum, a equipe da Aged realizou, ainda, fiscalizações nos municípios de Dom Pedro, Gonçalves Dias, Fortuna, São Domingos do Maranhão, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, onde foi descoberta venda fracionada do herbicida Dontor com apreensão de seis galões de 20 litros. O infrator foi autuado, e responderá processo administrativo na Aged e a indústria responsável pela fabricação do produto será notificada para recolher os galões apreendidos.
Secom/ Governo do Maranhão

Arquivo do blog