WebNet

WebNet

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Secretário Paiva e Equipe Participam da XI Conferência Estadual de Assistência Social do MA

Nesta foto: Os delegados do município de Chapadinha, o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, acompanhado das assistentes sociais Jarlene Nogueira e Welma Sousa, representanto o município de Chapadinha e participando ativamente dos trabalhos da Conferência

Título Original - Conferência Estadual debate planejamento para Assistência Social nos próximos dez anos no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) realizaram a abertura oficial da XI Conferência Estadual de Assistência Social do Maranhão nesta segunda-feira (16), no auditório do Rio Poty Hotel, em São Luís. A Conferência tem o objetivo de analisar, propor e deliberar as prioridades para a construção do Plano Decenal da Assistência Social no Maranhão para o período de 2016 a 2026.

Delegados de Chapadinha: Paiva, Jarlene e Welma


O evento será realizado até a essa quarta-feira (18) reunindo cerca de 750 pessoas, entre delegados escolhidos nas Conferências Municipais, gestores municipais de todas as cidades do Maranhão, entidades representativas, acadêmicos e membros da sociedade civil. Durante esse período, eles debaterão o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, reconhecendo a responsabilidade de cada município nesse planejamento.


A realização desta Conferência, com todo este público e com a responsabilidade que assumimos, é a prova de um grande avanço da política da Assistência Social no Maranhão. Este é um ano em que a Assistência Social do Maranhão retorna a um comando único, na Secretaria de Desenvolvimento Social. Deste modo, e reconhecendo a importância dessa política, vamos continuar a participar ativamente das ações que promovam o progresso da Assistência Social no Maranhão, afinal de contas trabalhar com foco nas pessoas e em suas necessidades é prioridade no governo Flávio Dino”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

O secretário enfatizou que todos os programas desenvolvidos pela Sedes perpassam a assistência social, exatamente pela essência intersetorial dessa área. “Neste primeiro ano de governo, já lançamos o Bolsa Escola, o Mais Renda, o Água para Todos – que vai levar abastecimento de água para os maranhenses – e estamos concluindo a construção de Cras e Creas. Estas ações mostram o quanto temos priorizado o atendimento às necessidades do povo do Maranhão”, concluiu.


Os debates realizados nesta edição da Conferência Estadual terão como abordagem principal a construção de um plano de ações para o próximo decênio do SUAS no Maranhão, com base nas discussões sobre o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços de assistência social; os projetos, benefícios e programas de transferência de renda nos territórios; e, ainda, o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS.

Ao fim do evento, serão escolhidos os delegados que vão representar o Maranhão na X Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Participaram da cerimônia de abertura da XI Conferência Estadual de Assistência Social do Maranhão, o representante do Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS, Leovane Gregório; a representante do Fórum Nacional dos Usuários do SUAS, Aldenora Gonzales; o coordenador do Fórum Estadual das Entidades de Assistência Social do Maranhão, Frei Hugo César Oliveira; e a presidente do Coegemas/MA, Andreia Lauande.

*Com informações da Ascom/SEDES


Publicidade



Arquivo do blog