WebNet

WebNet

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Chapadinha Recebe “Mais Cultura e Turismo” nos Dias 11 e 12 de Dezembro


Na manhã desta quarta-feira (18) a Prefeitura de Chapadinha recebeu uma segunda equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para tratarem dos preparativos do projeto "Mais Cultura e Turismo - que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro na cidade. O momento foi de prospecção (localização precisa e estudo preliminar das atrações). Recepcionaram a equipe do estado, os secretários municipais Nágera Pontes (Cultura), Maria Coelho Pimentel (Educação), Antonio José (Agricultura) e William Fernandes (Comunicação); Alberto Carlos (Chefe de Gabinete), Sousa Neto e Adorildo Japa (Comunicação).

O Governo do Maranhão está trazendo a grande celebração da Cultura Maranhense para Chapadinha. Nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, o município receberá uma edição do Projeto Mais Cultura e Turismo, com uma vasta programação que inclui atividades voltadas para os processos de institucionalização da cultura, geração de conhecimentos, difusão cultural, fomento e sustentabilidade.


A edição de Chapadinha será a terceira de uma série de 22 edições do projeto que serão realizadas nos próximos meses em todas as regiões do estado. As duas primeiras edições foram realizadas em Mirinzal, no mês de outubro, e em Santa Inês, em novembro. O projeto é realizado pelo Governo do Maranhão por meio das secretarias de estado da Cultura e do Turismo.


Esse importante projeto atende uma determinação do Governador Flávio Dino de democratizar o acesso à cultura e de valorizar a diversidade cultural maranhense através da descentralização das ações culturais. Deste modo o projeto cumpre seu objetivo de estabelecer a cultura como um fator de desenvolvimento humano e fortalecer o exercício da cidadania junto aos municípios maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão.


Para a realização do projeto Mais Cultura e Turismo em Chapadinha, técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Cultura estão no município para identificar espaços e manifestações culturais da região que poderão entrar na programação dos dias 11 e 12 de dezembro.


As diversas atividades do projeto considera também ações continuadas de caráter estruturante, tendo em vista a perspectiva de obtermos resultados qualitativos com as ações planejadas. A exemplo da implantação de equipamentos públicos, bibliotecas, formação de agentes culturais, cartografia social, residências artísticas, cadastramento de grupos, comunidades ,artistas e práticas culturais no Sistema estadual de informação e indicadores culturais SEIIC e o apoio aos municípios na elaboração de seus planos municipais de cultura.

Exposição coletiva

Todas as edições do Mais Cultura e Turismo receberão uma exposição coletiva intitulada ‘Maranhão de Identidades e Tradições. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estadual de Cultura, selecionado nas Casa de Culturas e museus, e também coletados nas comunidades. A exposição tem como cerne o reconhecimento das diferentes identidades e sua contribuição na formação da cultura maranhense.

*Com informações da Ascom/SECMA


Publicidade



Arquivo do blog