WebNet

WebNet

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vagas Abertas para o PROJOVEM ADOLESCENTE



A Secretaria Municipao de Assistência Social, juntamente com a coordenação e supervisão do projovem adolescente, comunica que continuam abertas as inscrições para o Programa.

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que possuem jovens com idade entre 15 e 17 anos, deverão se dirigir à Secretaria de Assistência Social para realizar o cadastro. Os jovens participarão de atividades socioeducativas, esportivas, culturais entre outras. Pois o programa oferece oportunidades para criar condições de inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Podem se inscrever nesta modalidade os adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social, independentemente de renda (encaminhados pelo Conselho Tutelar ou Ministério Público, CREAS). Os portadores de deficiência têm preferência.

O Projovem adolescente em Chapadinha já está funcionando suas atividades este ano, oferecendo 07 polos para melhor atender os participantes do programa.

As atividades estão funcionando nos seguintes polos:

Bairros: Areal, Campo Velho, Mutirão, Residencial José de Sousa Almeida, Bairro Novo, Terras Duras e Centro.

As atividades socioeducativas são complementares à educação formal e é exigida a frequência regular à escola.  O programa aborda conteúdos necessários para a compreensão da realidade e para a participação social, além de oferecer também o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome gerencia esta modalidade.

As atividades já tiveram início, mas ainda há vagas para atender à demanda dos jovens.

Entenda o Projovem Adolescente:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversal, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

Atenciosamente:

Secretaria de Assistência Social
Coordenação e Supervisão do Projovem

Arquivo do blog