WebNet

WebNet

terça-feira, 30 de abril de 2013

BURITI: Comerciante Rubinho Aguiar é Preso Sob Acusação de Chefiar Quadrilha de Assaltantes

Imagem ilustrativa

Após um excelente trabalho de investigação conjunto das polícias de Buriti, e, sobretudo, com forte atuação da Polícia Militar, a juíza Dra. Vanessa Ferreira Pereira Lopes expediu um mandado de prisão preventiva contra o comerciante Francisco Ruben Lages de Aguiar, conhecido como Rubinho, 32 anos, que, segundo inquérito policial, comandaria a quadrilha responsável pela onda de assaltos que assombravam Buriti, há pelo menos dois anos.

O Mandado foi cumprido às 17h32min, desta terça-feira (30) sob a diligência do delegado de Buriti, Dr. Leonardo Bezerra, do Comandante local da PM, Sargento Florismar, com apoio dos agentes civis Muller e Rodrigo. A prisão também foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Dr Clodoaldo Araújo.

A prisão preventiva não se trata de uma pena aplicada antecipadamente, é, na verdade, uma medida cautelar e tem por objetivo prevenir que o réu perigoso cometa novos crimes ou ainda que em liberdade prejudique a colheita de provas ou fuja; e pode, perfeitamente, como foi nesse caso, ser decretada durante o inquérito policial.


A PARTICIPAÇÃO DE RUBINHO NA QUADRILHA

A participação de Rubinho como suposto chefe da quadrilha foi descoberta após a frustrada tentativa de sequestro ao comerciante buritiense, o senhor Neto Borges, que ocorreria na madrugada do último dia 22 para 23 de abril.

A ação da polícia foi desencadeada a partir do assassinato de outro comerciante do povoado Vila Pitombeira, no último dia 18. (clique aqui para saber mais) Com a denúncia de que haviam dois suspeitos no povoado Mocambinho, a PM vai averiguar e, após a prisão dos bandidos, eles revelam que viriam mais três criminosos para efetuar o plano de sequestro de Neto Borges. Quando chegam a Buriti (MA), os bandidos são surpreendidos com a Polícia e inicia-se uma caçada com intenso tiroteio (clique aqui e releia a matéria).

Dois dos três criminosos são capturados e pressionados pela PM, ligam da Chapada para o suposto chefe dizendo que o plano havia sido frustrado e que estavam com fome e queriam apoio para fuga. O suposto chefe encaminha dois auxiliares, os também buritienses Linaldo Oliveira da Silva, 29 anos, e sua esposa, Sefora Cardoso de Menezes, residentes na rua da Bandeira, que, supostamente, fariam parte da quadrilha, ao local onde estariam os bandidos feridos. Em seguida, Rubinho também chegaria ao local para dá assistência aos assaltantes. Espantados com a presença da polícia, os três foram levados para prestar esclarecimentos e foram liberados. No inquérito policial eles passaram a ser investigados por darem suporte para fuga dos assaltantes. Sendo que, em todos os depoimentos colhidos dos criminosos, Rubinho Aguiar era apontado como o cabeça da quadrilha.

Diante da possibilidade dele atrapalhar o andamento das investigações, a polícia pediu sua prisão preventiva, que saiu na tarde desta terça-feira (30).

De acordo com as investigações, os criminosos presos fariam parte de uma mesma quadrilha que atuava há pelo menos dois anos, e que foi responsável por vários assaltos ocorridos em Buriti (MA), entre eles ao Comercial Borges, Correios, Lotéricas, Comercial Nena, Comercial Batista, Casa Nova e até em roubos feitos em Duque Bacelar e em Palestina (município de Brejo-MA). Segundo a polícia a atuação da quadrilha teria impactado um prejuízo em torno de R$ 100 mil reais.

Arquivo do blog