WebNet

WebNet

segunda-feira, 29 de abril de 2013

URBANO SANTOS: Prefeitura, BNB e SEBRAE Selam Parcerias para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Município

Centro social Peneirão lotado de agricultores familiares


Por: Antenor Ferreira - Portal Interligado

Na manhã da última quinta-feira, 25, o Centro Social Urbano Peneirão, na cidade de Urbano Santos, foi palco de um importante encontro entre prefeitura municipal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e agricultores. O evento  serviu para firmar em definitivo, parcerias que irão garantir o fortalecimento da agricultura familiar no município.


BNB, prefeitura e SEBRAE juntos pela agricultura familiar

O evento foi iniciado com a exibição de um resumo dos trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura, onde foi destacado as constantes visitas a órgãos e instituições estaduais e federais, visando a conquista de convênios e recursos para o município, e algumas das ações internas desenvolvidas pela pasta, a exemplo a distribuição de sementes na sede e zona rural, cadastramento de agricultores e associações e implantação de açudes.


Coord. de projetos da sec. Agricultura conduz evento
e explanação dos trabalhos da referida pasta

Também foi destacado o empenho para execução de programas e projetos como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), almejando a aquisição de produtos da agricultura familiar pelo município, fortalecendo assim a renda dos produtores.

Na sequência foi à vez do engenheiro agrônomo, Profº. Jorge Faro, explanar sobre o projeto “Mandala”, executado em parceria com a empresa Tcsam, na localidade Vertente. O projeto é pioneiro no estado e promete trazer excelentes resultados aos pequenos produtores.


Jorge Faro faz explanação do projeto Mandala
Clique para ampliar
Os produtos resultantes do projeto serão comercializados para o município, e o excedente a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Passada a palavra para as autoridades que faziam parte da mesa de honra, o secretário municipal de agricultura, Tomaz Aquino, falou da realidade da agricultura familiar no município, destacando os desafios para seu conseqüente desenvolvimento.


Sec. Agricultura, Tomaz Aquino

O secretário fez questão de comentar o apoio da prefeita Iracema Vale, que tem voltado todas as atenções a essa causa.

Outros secretários e também parlamentares fizeram explanações, destacando sempre as ações e perspectivas da administração para o setor.


Na montagem vemos no primeiro quadro a sec. de trabalho, emprego,
renda e cidadania - Ivanildes Bastos, seguida pelo sec. adj. de assist. social,
Edinilson Moura, do parlamentar Paulo Costa, sec. de saúde - Clesiane de Sousa
e pelo sec. meio ambiente, Guaribaldo Ramos

O vice-prefeito Miguel Mesquita falou da importância desse momento único, onde prefeitura, órgãos e instituições unem-se para dar assistência técnica aos “lavradores”, fortalecendo a agricultura familiar, e conseqüentemente aumentando a produtividade local.



Miguel Mesquita reiterou o compromisso do município em desenvolver a agricultura familiar.

O gerente Regional do SEBRAE, Diogenes Junior, comentou a parceria feita com o município, algo que segundo ele muito foi tentado, sem êxito, em ocasiões passadas.



Ele enalteceu o comprometimento da líder do executivo, destacando a importância e potencial do pequeno negócio, algo que se nota no percentual representado no PIB (Produto Interno Bruto) do país, correspondendo a 30% das arrecadações.

Diogenes encerrou reiterando a parceria com o município, para o fortalecimento da agricultura familiar.

George Alberto, gerente do BNB de Chapadinha, iniciou sua oratória falando da abrangência da agência referida, que atua em 14 municípios da regional, incluindo Urbano Santos, num trabalho onde a palavra chave é Parceria.



O bancário fez questão de relembrar encontro com a prefeita Iracema Vale no município de Belágua, onde ela cobrou a presença do banco no município, o que veio a resultar inclusive na formalização de um termo de parceria entre a instituição e o município, algo que segundo ele já há, e que em breve será apenas formalizado.

Ele também comentou a potencialidade produtiva do nosso estado, a nível nordeste, dizendo que a instituição dispõe de muitos recursos para serem investidos na agricultura familiar, necessitando apenas de parcerias e orientação necessária.


Centenas de agricultores, membros do governo e representantes
da sociedade acompanham o importante momento

Ele fez menção ao programa “Agroamigo”, que disponibiliza não apenas os recursos para o micro-produtor, como também a orientação necessária.

Sendo o discurso mais aguardado, a prefeita Iracema Vale iniciou comentando a incansável busca por convênios e recursos para o município, algo que exige dezenas de viagens a órgãos, secretarias estaduais e ministérios.



A prefeita reafirmou o compromisso de tirar da linha abaixo da pobreza, muitos dos urbanossantes, que ainda convivem com essa triste realidade.

Ela também aproveitou para fazer um convite aos presentes para participarem de uma audiência pública que acontecerá no próximo dia 03, para prestação de contas dos recursos do município, algo inédito em toda sua história.


Prefeita Iracema convida a todos para participar de
audiência de prestação de contas do município

A líder do executivo enfatizou o importante trabalho que vem sendo desempenhado pela Secretaria Municipal de Agricultura, citando o levantamento de todas as associações do município, a fim de regulamentar as que estavam irregulares, acrescentando que o município conta com o apoio do legislativo municipal, para as classificarem como de utilidade pública.

Iracema lamentou o fato de famílias estarem sobrevivendo na zona rural unicamente da renda do programa bolsa Família, do governo Federal, enquanto que o município dispõe de meios para adquirir a produção desses agricultores, ao tempo que eles não estão aptos, para esse fornecimento.



A prefeita disse que perante isso lançou um desafio a secretaria de Agricultura, para que até junho haja agricultores aptos a fornecer seus produtos ao município, participando de uma chamada pública para aquisição de alimentos para a merenda escolar.

Ela pediu compromisso dos produtores para o desenvolvimento da agricultura familiar, lamentando eventos passados em que alguns desses usaram indevidamente recursos disponibilizados.

“Antes o problema é por que não tinha para quem vender. Agora temos. O que for produzido será comercializado pelo Programa de Aquisição de Alimentos e para a CONAB”. Disse

FORTALECIMENTO DA SECRETARIA - A prefeita destacou a estrutura que foi montada para os agricultores na secretaria de Agricultura, que conta hoje com uma ótima estrutura de trabalho e orientação, por meio de técnicos, citando a disponibilização de 06 campos agrícolas para as associações mais organizadas, onde a prefeitura arcou com os custos de arado, e ainda o fornecimento de sementes.

Ela também fez questão de mencionar o trabalho do projeto Mandala, em execução no povoado Vertente.



Sobre a parceria com o BNB, Iracema disse que o banco está disponibilizando várias linhas de crédito para os agricultores.

SEGURO SAFRA – Segundo a prefeita 500 famílias foram beneficiadas com o programa Garantia Safra no município.

HABITAÇÃO RURAL – A prefeita anunciou ainda a conquista de 2 mil habitações populares para a zona rural, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural.

Iracema disse que as casas atendem todos os padrões de moradia, e que serão todas construídas e entregues até o final de seu mandato.

BRASIL SEM MISÉRIA - Outra importante conquista citada pela gestora, é a inclusão de 250 famílias classificadas na linha abaixo da pobreza no programa Brasil sem Miséria, do governo Federal.

Cada família receberá a quantia de R$ 2.500,00, para o desenvolvimento de pequenos projetos de produção.

Por fim, a prefeitura perguntou se poderia contar com a parceria dos pequenos produtores, resposta a qual obviamente dispensa comentários, elevando palmas à mandatária.


Todos juntos pelo desenvolvimento da agricultura familiar de Urbano Santos
Como parte final do evento o gerente do BNB explanou o montante que já foi investido no município, em cifras que alcançam R$ 13.650.000,00, abrindo o leque de discussão com os produtores, eliminando dúvidas quanto as informações repassadas.


Membros do BNB esclarecem dúvidas dos agricultores

Arquivo do blog