WebNet

WebNet

sábado, 4 de maio de 2013

Diretora Regional de Educação da URE de Chapadinha, professora Edlene Sousa, participa do 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, da SEDUC

As principais metas e ações estratégicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão foram discutidas, nesta sexta-feira (3), durante o 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, realizado no auditório da Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, no Monte Castelo.

Com o foco nas discussões sobre o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino, o encontro contou com a participação do Secretário Pedro Fernandes, da equipe de gestão da secretaria, diretores de educação das Unidades Regionais de Educação (UREs), coordenadores regionais e técnicos do Programa Gestão Nota 10 e representantes do Instituto Ayrton Senna.

Durante o seminário, o secretário Pedro Fernandes destacou aos participantes a importância das conferências intermunicipais de educação, que estão acontecendo em todo Maranhão, para propor e discutir com os diversos segmentos da sociedade ações para uma educação de qualidade.

A participação nas conferências intermunicipais estão sendo extremamente positivas. Ao todo, serão 28 conferências em todo Maranhão. Já realizamos um total de 14, discutindo a educação com alunos, professores, pais, entidades de classe, prefeitos, vereadores, secretários e toda sociedade civil organizada. Uma verdadeira lição de cidadania e participação democrática na busca por uma educação de excelência para todos os maranhenses”, enfatizou Fernandes.



De acordo com o secretário, todos os esforços serão empreendidos no sentido de executar o plano de metas estratégicas, estabelecidos pela Seduc. “Vamos avançar na melhoria do nível de aprendizagem, com formação continuada de professores, valorização do profissional e melhoria do ensino em sala de aula; universalizar o ensino médio; implantar o regime de colaboração entre os entes federados (união, estado e município); e, por fim, combater o analfabetismo”, enumerou.


Tadeu Lima com o gestor regional/Chapadinha, Prof. Janio Ayres

Tadeu Lima, adjunto das Unidades Regionais de Educação, informou que paralelamente à realização das conferências, uma equipe técnica da Seduc está trabalhando em todos os municípios um levantamento da situação das escolas da rede. “Conversamos com alunos, professores e diretores, visando aproximar a secretaria da comunidade escolar, para juntos buscarmos soluções para as demandas do ensino público”, destacou.

Entre os assuntos debatidos no 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, destacam-se: o desafio dos indicadores de desempenho; o papel e compromisso das lideranças com a melhoria do desempenho dos alunos; sistema de acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas; fluxo de acompanhamento: atribuições e rotinas para gestão central, regional e escolar, e outros.


Fonte: ASCOM – SEDUC MA

Arquivo do blog