WebNet

WebNet

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Chapadinha Sediará Conferência Regional do Meio Ambiente



Este ano o Brasil inteiro está sendo mobilizado a discutir um tema na área ambiental por meio das Conferências do Meio Ambiente. Existem as estapas municipais, regionais, estaduais e uma nacional.

Este ano, o tema central de todas as etapas será "Gestão de Resíduos Sólidos" tendo quatro eixos de discussões: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda.

No Maranhão,  a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) está mobilizando todos os municípios maranhenses para que realizem etapas municipais e participem das etapas regionais e estadual da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente.

O processo é coordenado pelo órgão ambiental estadual em conjunto com uma Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil.

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada, de 3 a 5 de setembro, em São Luís, terá como etapa preparatória as Conferências Regionais, que serão realizadas em 11 cidades do estado, no período de maio a julho. As sedes das Conferências Regionais serão Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar.

Chapadinha
As primeiras Conferências Regionais acontecerão nos municípios de Chapadinha e de Itapecuru Mirim, nos dias 8 e 10 de maio, respectivamente, a partir de 7h30. Em Chapadinha a conferência será no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), localizado na BR-222, KM 04, s/nº, Boa Vista.  Já em Itapecuru Mirim será no espaço Henrique's Eventos, localizado na Rua Santa Cruz, nº 5 - bairro Malvinas.

São objetivos das conferências regionais, promover e articular as discussões sobre resíduos sólidos com pessoas de todo o estado e eleger os delegados que participarão da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, no período 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Durante a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente haverá a sistematização das propostas eleitas nas 11 conferências regionais e a eleição dos 40 delegados. Estes, serão os representantes (poder público, sociedade civil e empresariado) que levarão as propostas do Maranhão para serem discutidas, juntamente com as propostas dos outros estados brasileiros, na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

O evento oportuniza que representantes de organizações não-governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos e judiciários, entre outros, que realizem um fórum para discussão, avaliação, compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações que aprimorem a política ambiental do país.

O tema "Resíduos Sólidos" vem sendo discutido pela Sema desde dezembro de 2011 com a realização do seminário de apresentação do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGRS). Em agosto de 2012 a Sema consolidou o plano após consultas públicas, audiências públicas regionais e um fórum técnico. A discussão do Plano contou com a mobilização de órgãos públicos, organizações da sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa, empresas e comunidade geral. O PEGRS-MA está disponível no site da Sema (www.sema.ma.gov.br).

Diante do exposto,  gostaríamos de contar com o seu apoio e, o apoio desse prestigiado veículo de comunicação, na divulgação das conferências regionais de meio ambiente. Para tanto estamos lhe enviando um convite da Conferência Regional de Chapadinha, um convite da Conferência Regional de Itapecuru Mirim, um texto informativo detalhado sobre as conferências de meio ambiente, um texto informativo voltado, especificamente, para as conferências de Chapadinha e Itapecuru Mirim, um spot de rádio da Conferência Regional de Chapadinha e um spot de rádio da Conferência Regional de Itapecuru Mirim.

Desde já, agradecemos a sua colaboração na divulgação desse importante evento da agenda ambiental e nos colocamos a sua disposição para esclarecimento de dúvidas e marcação de entrevistas.


Por: Patrícia Santiago - Assessoria de Comunicação da Sema

Arquivo do blog