WebNet

WebNet

quarta-feira, 9 de maio de 2012

SÃO BERNARDO: Alunos do Campus/UFMA Ameaçam Entrar em Greve


Os alunos da UFMA de São Bernardo (município distante 125 km de Chapadinha) estão acampados, deste ontem (terça-feira, 08) no prédio do campus. Desde a semana passada as aulas estão paralisadas pela evasão dos discentes, que agora ameaçam entrar em greve e paralisar de vez as aulas caso suas reivindicações não sejam atendidas. A revolta dos estudantes é devido a insatisfação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) das licenciaturas interdisciplinares, aprovado recentemente, e as deficiências na estrutura do campus.


Na lista de exigências estão a contratação de mais professores, funcionamento dos laboratórios, internet, melhorias no acervo da biblioteca e a garantia de que a segunda licenciatura, prevista no PPP, seja presencial em pelo menos uma disciplina de cada curso.

 
Na noite desta quarta-feira (09) deverá acontecer uma reunião entre os estudantes e representantes da reitoria para a negociação dos problemas elencados pelos estudantes.

 
Atualmente o campus oferece três licenciaturas interdisciplinares: ciências humanas (abrangendo história, geografia, filosofia e sociologia), ciências naturais (matemática, química, física e biologia) e linguagens e códigos (português, artes, inglês, espanhol, música e informática).
 
O PPP inicial previa uma formação de três anos, onde o aluno estaria apto para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, e uma segunda licenciatura de um ano para dar aulas também no ensino médio. No entanto foram detectadas várias deficiências no projeto, entre elas a falta de uma grade curricular mínima, incoerências em relação à LDB, critérios mal definidos para avaliação dos alunos.

Após várias críticas, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) convocou representantes de professores e alunos para discutir os projeto das licenciaturas interdisciplinar. A primeira reunião aconteceu em Codó, no final de março, onde foram criadas comissões para refazer o PPP e acertar questões básicas como a inclusão das notas dos alunos no sistema da UFMA e criação de grades curriculares para os cursos.

O nó da questão se deu em relação à duração dos cursos. Uma proposta de São Bernardo previa um curso disciplinar de quatro anos com ênfase em uma disciplina. A outra, articulada pela Proen, mantinha a ideia inicial de uma formação interdisciplinar de três anos e uma segunda licenciatura de um ano com formação específica em uma disciplina. A proposta do Proen acabou sendo aprovada, na reunião que aconteceu em Bacabal (MA) nos dias 03 e 04 de maio, mas desagradou muitos alunos, em especial os de São Bernardo, que consideram o tempo de três anos insuficiente para uma boa formação.

Um grupo de 35 estudantes se dirigiu a Bacabal para protestar contra a proposta da Pró-Reitoria. Na última segunda-feira os alunos foram ao Campus vestiram de preto. Em forma de protesto, pregaram as mesmas faixas que levaram pra Bacabal e realizaram um enterro simbólico da educação pública de qualidade. Nesse mesmo dia os alunos resolveram manter a paralisação e acenar para a possibilidade de greve caso a UFMA não dialogue para atender suas reivindicações.
 
 
 
 

Arquivo do blog