WebNet

WebNet

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Destaque: Chapadinhense Waldecy, o "Rei das Embaixadas", no GloboEsporte.com

Comercial-PI   Roupeiro Waldecy (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM) 
Comercial-PI tem roupeiro como estrela das embaixadinhas (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)
 
"Se tiver de escolher entre a rouparia e a arte, vou ficar com a arte"
Wal, roupeiro do Comercial-PI

No Comercial-PI, o mais habilidoso com a bola nos pés não é um atacante, ou um meio-campista de criação. No Bode dos Carnaubais, apelido do clube, quem tem o maior domínio da bola é o roupeiro Waldecy de Souza Carvalho, ou simplesmente Wal. Aos 45 anos, este chapadinhense sobrevive há 12 fazendo apresentações de embaixadinhas em estádios, ginásios, festas... Como roupeiro, a experiência é de apenas um mês. Ele foi contratado para ajudar na logística da equipe para o jogo contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, em Teresina, pela Copa do Brasil.

O controle de bola é mesmo impressionante. Durante um treino da equipe na última segunda-feira (21), Wal pegou a bola e deu uma volta completa no gramado sem deixar a bola cair. E a cada pedido, seja de torcedor ou repórter, ele mostra com o maior prazer o que diz fazer de melhor. O "ofício", no entanto, tem incomodado alguns jogadores e o técnico Aníbal Lemos.

- Já me falaram que preciso escolher entre a rouparia e a arte. Se acontecer isso mesmo, fico com a arte. É o que sei fazer de melhor, é um dom, então não posso largar isso. Há 12 anos me apresento em todo o Nordeste, não posso parar assim - destacou Wal.

No Nordeste, ele já se apresentou no Maranhão, Piauí e Ceará. No Norte, Pará e Amapá. Até para São Paulo Wal já foi, dando seu show no intervalo de jogos da Copa São Paulo de Juniores, quando foi convidado pelo Chapadinha-MA para integrar a delegação. Ele é natural da cidade de mesmo nome, no Maranhão. O objetivo é conquistar novos "mercados" no Sul e Sudeste.

Comercial-PI   Roupeiro Waldecy (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM) 
Recorde de Wal é de 35 mil embaixadinhas
(Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)

Para o jogo da próxima quarta-feira (dia 2 de março), o sonho é conseguir um patrocínio para fazer suas embaixadinhas no intervalo de Comercial x Palmeiras. Como o jogo será transmitido para todo o Brasil, é a chance de ele aparecer mais e conseguir novos contatos. Wal não tem preconceitos: apresenta-se até em lojas populares, aniversários de prefeitos... O cachê ele não quer revelar, mas diretores do clube garantem que Wal não dá seu show por menos de R$ 300.

- Meu recorde é de 35 mil embaixadinhas em seis horas. Não posso cobrar qualquer dinheiro, senão acham que estou ali de favor. Não é assim. Sou humilde, claro, mas não vou ficar vendendo minha arte por qualquer coisa - avisou o roupeiro.

Os sonhos são interrompidos pelo apito de Aníbal Lemos. Em tom de brincadeira, o técnico dispara: "Para de graça e vai trabalhar". Aí, Wal sai correndo para recolher as bolas e coletes dos jogadores ao final do treino. A embaixadinha, por enquanto, fica para depois.

Arquivo do blog