WebNet

WebNet

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Roseana e Magno: Os Fatos e a Lógica de um Companheirismo Histórico


O jornalista Marco D’éça, O Estado do Maranhão, comentou em seu site a possível indicação do deputado Victor Mendes (PV) para a pasta do Meio Ambiente do governo Roseana Sarney e a conseqüente abertura de vaga para Magno Bacelar, primeiro suplente do partido. 

D’éça avalia as chances da confirmação de Mendes e tratou da relação entre Magno e Roseana da seguinte forma: “também está praticamente certo no novo governo – suas chances são de 7 em uma escala de 10 – o deputado estadual Victor Mendes (PV). Ele deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Nem o fato de sua posse abrir vaga para o suplente Magno Bacelar (PV), hoje rompido com Roseana, é empecilho para confirmação de Mendes”, especulou Marcos D´éça. 

Embora o jornalista seja um dos principais setoristas de política do jornal do grupo Sarney, evidentemente ele não está dentro da cabeça da governadora e suas considerações atentam não só contra os fatos, mas também contra a lógica. Ou você acha que algum governante abria vaga para algum desafeto no parlamento?

O mais importante das informações prestadas tanto por D’éça quanto Décio Sá para a política chapadinhense é que Magno deve mesmo assumir o mandato. 

Quanto ao hipotético rompimento, vale lembrar que Magno sustentou apoio a Roseana quando ela ficou fora do poder, rejeitando benesses dos governos José Reinaldo e Jackson Lago, preferindo manter fidelidade ao grupo. Além disso, não houve fato novo que justificasse mudança numa afinidade de companheirismo tão duradoura quanto sólida. 

Ontem mesmo (quinta-feira, 16) - antes, durante e depois da cerimônia de diplomação - o ex-prefeito conversou e comemorou com a governadora, numa clara demonstração de que o suposto afastamento entre ambos pode ser tudo – entre erro de informação ou pretensão de adversários – menos realidade.

Arquivo do blog