WebNet

WebNet

sábado, 18 de dezembro de 2010

Eric Marinho no Mapa da Corrupção da SEDUC

Blog do Alexandre Pinheiro 
O advogado chapadinhense, pré-candidato a prefeito e Superintendente Jurídico da Secretaria de Educação do Estado, Eric Marinho (foto) é alvo neste momento de uma série denúncias na imprensa da capital que relacionariam esquemas de corrupção na SEDUC com o crescimento patrimonial do advogado nos últimos anos.

Nesta sexta-feira (17), o blog do jornalista César Bello (aqui), em uma matéria com o título: “O Mapa da Mina da Corrupção”, lista alguns fatos em que Eric é apontado como participante de negócios escusos. Entre as denúncias o jornalista cita o caso da “Construtora Delta, que todos os processo desta empresa são fracionados para possibilitar a dispensa de licitação. Fatura mais não entrega os serviços, principalmente em Chapadinha local de interesse de Eric Marinho. Dizem que foi a Delta quem construiu a mansão de Eric no bairro do Olho D'agua e o presenteou com as SW4 e um Audio. Os carros ficam estacionados na garagem da mansão”, sustenta César Bello.

Ainda de acordo com César Bello, a “MASV- Empresa de Segurança que faz esquema contratando mão de obra inexistente, por conta desta empresa existem dois guardas nas casas de Eric, Dilton e Ansemo Raposo”. (Dilton era assessor da SEDUC e Raposo o secretário).

Bello cita ainda relação de Marinho, entre outros, no episódio da contratação de uma empresa com patrimônio de menos de 15 mil reais, para e execução de um serviço no valor de 18 milhões. A empresa recebeu 9 milhões e o secretário acabou sendo afastado depois que a governadora tomou conhecimento. Segundo o blogueiro o “MECAP- Instituto de Informática que patrocinou a queda de Anselmo Raposo. Trata-se de uma ONG que recebeu R$ 9 Milhões da SEDUC, sem lastro patrimonial para executar serviços sem nunca ter realizado. Neste possuem influência Graça Tajra, Eric Marinho, Zélia Mendonça , Zefinha e Glenda de Lurdes.

O jornalista bate duro na gestão e sustenta que “a Secretaria de Educação é já algum tempo ninho de corruptos”. Ele lista pessoas de diversas esferas do órgão e revela que “tudo é feito com o apoio do jurídico Eric Marinho que domina a cadeia de processos e aditivos irregulares”. Além de Eric aparece um certo Dilton, que seria assessor indicado pelo ex-secretário Anselmo Raposo e que as supostas irregularidades teriam continuado mesmo depois da queda de Raposo: “o esquema continua com Dilton e Eric e só não aumentou mais porque as verbas estão menores, mas vira e mexe eles estão com a mesma cobertura dos tempos atrás”.

César Bello, por fim, estranha o fato de que “Eric recebe R$ 2Mil reais por mês mês, mas segundo as informações possui mansão no Olho D'Agua, 2 SW4 e um Audi, bens que se tornam incompatíveis com o salário que recebe”, revelou. 


Eric Nega Participação em Esquemas e Tenta Explicar Patrimônio

Ouvido pelo jornalista César Bello, Eric Marinhonegou qualquer envolvimento em montagem e remontagem de processos, tráfico de influência, disse ainda que todos os bens em comentários, são anteriores ao seu ingresso na SEDUC, adquiridos no ano de 2008, por financiamento”.

Bello, contudo afirma ter solicitado mais informações a Eric: “pedi cópias dos contratos, ele negou, dizendo serem os documentos de ordem pessoal. Diz que tudo o que tem está declarado junto a Receita Federal. Declarado devem até estar, agora o que queria com os contratos de financiamentos, era me certificar da forma de aquisição”, ressaltou.

César Bello continua: “após o relato de Eric Marinho disse-lhe que o ano de 2008, teria sido muito pródigo a lhe propiciar a aquisição de tantos bens a uma só vez. Eric Marinho respondeu que era sócio de Marcos Lôbo ex-Procurador Geral do Estado do Maranhão e de Daniel Macêdo, com escritórios em São Luís, Imperatriz e Brasília."

Pensando em Chapadinha

Na conversa com o blogueiro, Eric deixa claro suas intenções de entrar para a carreira política. “Apesar de assumir o cargo em 17 de abril de 2009, diz Eric Marinho que continua a receber "pro-labore" pelo escritório, freqüentando todas as manhãs. Neste momento lhe perguntei qual a razão de deixar um escritório estruturado, para receber três mil reais na SEDUC. Eric Marinho em voz baixa como que segreda algo muito íntimo, revela que estando ali poderia projetar-se politicamente, quer ser candidato a prefeito no Município de Chapadinha”.

Arquivo do blog