WebNet

WebNet

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SEMED Realiza Pré-Escolha do Livro Didático 2011

Nesta quarta-feira (23) os professores da zona rural da rede de ensino se reuniram na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para Análise e Pré-Escolha dos Livros Didáticosdas respectivas áreas. Os encontros que teve início na última segunda-feira (21) acontece até o dia 4 de julho.

Após breve reflexão sobre o ensino das matérias lecionadas e a importância da seleção do livro, os professores realizaram leitura das resenhas das obras ali pré-selecionadas no PNLD 2011. Cada um pôde fazer a apresentação da resenha lida. Após a apresentação, os professores conheceram o quadro comparativo das coleções, que está presente no guia e avalia os principais critérios.

Os professores foram orientados a retomar a análise do guia com os colegas de área na escola, a fim de fazerem uma pré-escolha das obras. A Secretaria marcará um outro momento para que cada área socialize sua pré-escolha e busquem juntos coleções que venham de encontro ao seu projeto político pedagógico. O encontro teve como objetivo fortalecer a transparência na escolha dos livros didáticos, de 6º a 9º ano, que serão utilizados nas escolas da rede municipal a partir de 2011.

Esse momento é de reflexão para a escolha do livro didático de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola”, afirmou a Coordenadora Pedagógica de Gestão Escolar, Profª Francilene Lima de Melo, que ministrou o encontro.

Para a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, o evento é importante porque promove a discussão das questões pedagógicas relativas à escolha do livro e oferece subsídio aos professores na análise das obras. “Essa discussão é fundamental para que os profissionais da educação possam avaliar a ferramenta pedagógica que é o livro com seriedade e transparência para escolher a melhor obra, de acordo com a realidade e necessidade da escola”, ressaltou.

A escolha definitiva dos livros didáticos para o ano de 2011 será realizada em um outro momento ainda a ser agendado pela SEMED, dentro de uma lista de livros e editoras pré-selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE). A seleção envolve as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, além da Língua Estrangeira Inglês , sendo esta última inserida pela primeira vez na rede municipal de ensino.

Por: Sousa Neto - Leia mais no blog da SEMED/Chapadinha

Arquivo do blog