WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maranhão Tem 61 Municípios Sem Bibliotecas Municipais

Chapadinha conta com uma Biblioteca Pública (foto), um Farol da Educação e uma Biblioteca Alternativa (Herbert Lago Castelo Branco)
O Maranhão está em 21º no ranking dos Estados em números de bibliotecas públicas municipais para cada 100 mil habitantes. São 104 bibliotecas para 6.367.138 habitantes, ou seja, 1,63 bibliotecas a cada 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados hoje, sexta-feira (30), pelo 1º Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura.

Entre os municípios que não possuem bibliotecas públicas municipais - fechadas, extintas ou que nunca existiram -, 420 em todo o país, 61 estão no Maranhão. Veja a lista. Na região do Baixo Parnaíba, são cinco municípios: Anapurus, Água Doce, Brejo, Araioses e Tutóia.

Para esses casos, o Ministério da Cultura (MinC) - por meio da Fundação Biblioteca Nacional, com recursos do Programa Mais Cultura - em parceira com as prefeituras municipais, promoverá a implantação ou reinstalação dessas bibliotecas, com a distribuição de kits com acervo de dois mil livros, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil/cada, totalizando R$ 21 milhões. As bibliotecas receberão, ainda, Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações.

Leia mais...

Arquivo do blog