WebNet

WebNet

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AGED promove o V Curso de Certificação Fitossanitária de Origem

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), promove no período de 14 a 15 de abril, em Chapadinha, o V Curso de Certificação Fitossanitária de Origem para Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae), Sigatoka Negra (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) e Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri) com o objetivo de modernizar e adequar o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Maranhão às legislações federal e estadual em vigor, a fim de garantir a sanidade dos vegetais e a preservação do meio ambiente e proporcionar aos Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais conhecimentos específicos sobre as pragas quarentenárias mencionadas e habilitá-los para emissão de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem) e CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado), instrumentos técnicos necessários para a garantia da fitossanidade e controle do trânsito de produtos de origem vegetal, conforme Instrução Normativa no 55, de 04.12.07, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é o documento que fundamenta a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) pelos Fiscais de Defesa Vegetal da AGED, documentos legais para controle do trânsito interestadual e da comercialização de material propagativo e de produtos de origem vegetal em outras Unidades da Federação.

Com carga horária de 16 horas o curso destina-se a profissionais autônomos ou da assistência técnica de órgãos estaduais e/ou municipais, cooperativas, ONGS e, preferencialmente, àqueles responsáveis técnicos por unidades produtoras.

Temas do Curso:

- Normas Gerais de Certificação Fitossanitária, apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Genilson Santana Ferreira;

- Trânsito de Vegetais, apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Claudia Sponholz Belmino;

- Conhecimentos Específicos sobre Sigatoka Negra (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) e Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), apresentado pelo Dr. Luadir Gasparotto – Fitopatologista da EMBRAPA Amazônia Ocidental de Manaus;

- Conhecimentos Específicos sobre Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae), apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Ângelo Luiz Tadeu Ottati.

As inscrições estão abertas, conforme consta no folder do Curso, bastando encaminhar a Ficha de Inscrição para os endereços abaixo ou para o e-mail da fiscal de defesa vegetal da AGED, Andrea Salgueiro: andreasalgueiror@yahoo.com.br

AGED/SÃO LUÍS - End.: Av. Marechal Castelo Branco - Edifício Jorge Nicolau, nº 13. São Francisco – CEP: 65.090-160 - São Luís-Maranhão Telefax: (0xx98) 3218-8428/8907

AGED-CHAPADINHA - End.: Avenida Presidente Vargas, 971 – Centro Telefax: (0xx98) 3471-1118

Maiores esclarecimentos serão prestados na Coordenadoria de Defesa Vegetal em São Luís, telefones: (98) 3218-8432 / 3218-8907 e 3218-8429.

Arquivo do blog