WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de maio de 2009

MANIFESTAÇÃO DO DIA 1º DE MAIO EM CHAPADINHA FOI UM SUCESSO!

ACORDA CHAPADINHA!! - "O Direito não assiste aos que dormem."
por *Herbert Lago

Organizada pelo SINDCHAP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha), com o tema “ACORDA CHAPADINHA” mais de mil trabalhadores e trabalhadoras, entre professores, servidores públicos, representantes de igreja e entidades de classe de Chapadinha, em manifestação pacífica, saíram às ruas da cidade no dia 1º de maio, dia mundial de lutas por melhores salários, condições dignas de trabalho e qualidade de vida.A manifestação se encerrou com um ato público na praça Cel. Luis Vieira, onde os manifestantes denunciaram os descasos com a saúde, a falta de cuidado com a cidade que está cheia de buracos que estão se transformando em verdadeiras crateras e exigindo prestação de contas à atual Administração do Fundo de Participação do Município e do Fundo Nacional de Saúde, para a qual foi assinado um documento que será entregue ao ministério público.

A história do dia do trabalho remonta o ano de 1886, quando mais de 500 mil trabalhadores paralisaram suas atividades e saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos reivindicando melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A policia reprimiu a manifestação depois de ferir e matar dezenas de trabalhadores. Foi um dia histórico na luta dos trabalhadores, e para homenagear aqueles que foram covardemente mortos pela polícia foi instituído no ano de 1889 o dia mundial do trabalho que seria comemorado mundialmente todo 1º de maio de cada ano.

Como trabalhador nós devemos reconhecer e comemorar o dia 1º de maio não apenas pela sua importância histórica, mas também para organizar-mo-nos torno de assuntos de vital importância para a classe trabalhadora de hoje. E foi com esse propósito que o SINDCHAP mobilizou as entidades de classes, os trabalhadores de Chapadinha em torno de um PCCS justo, melhores condições de trabalho, educação e saúde publica de qualidade.
* Poeta e Escritor

Arquivo do blog