WebNet

WebNet

terça-feira, 5 de maio de 2009

1º de Maio "Dia do Trabalhador" - A Messe é Grande e os Trabalhadores são Poucos

Trabalho missionário - trabalho de evangelização - trabalho de graça.
Agradecemos a Deus, em primeiro lugar, por todas as suas obras maravilhosas, seus sacramentos e seus dons. Nossos desejos e benções, da “Equipa e Família Missionária Alargada”, como Padres Missionários da Boa Nova (Pe. Neves – Pároco; Vigários cooperadores: Pe. Casimiro; Pe. António e Pe. Pedro), em Pastoral de Conjunto, com as Irmãs Missionárias da Boa Nova, Irmãs Criaditas dos Pobres, no presente; e no passado recente, com todas as Irmãs que já evangelizaram esta Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Trabalho que se concretiza, sensivelmente, em 15 Bairros-Comunidades (pastoral urbana: 1. Bairro Aldeia (N.S. do Bom Parto); 2. Bairro Areal (S. Camilo); 3. Bairro Aparecida (N.S.Aparecida); 4. Bairro da Cruz (S. Francisco); 5. Bairro da Boavista (S. Teresinha); 6. Bairro Campo Velho (S. Pedro); 7. Bairro Corrente (S. Raimundo); 8. Bairro Novo (Sagrada Família); 9. Bairro N. Senhora de Fátima (Vila Isamara); 10. Bairro Novo Castelo (S. Margarida); 11. Bairro Santinha Dutra (Pastorinhos de Fátima); 12. Bairro Santa Luzia (Santa Luzia); 13. Bairro Santo António (Bairro Independência); 14. Bairro Terras Duras (N. S. da Conceição); 15. Bairro da Tigela (N. S.); em aproximadamente, 118 Comunidades Eclesiais de Base, opção original e profética da Igreja Católica no Brasil, as nossas queridas e sofridas Cebs, no imenso interior do nosso município (pastoral “rural”). Trabalho que só é possível porque pensado, coordenado e executado, por dezena e meia de Pastorais, centenas de Lideranças Pastorais, centenas de Catequistas, dezenas de Voluntários Pastorais, Benfeitores(as), pessoas de diversa ordem e sensibilidade, ETC.

Apresentamos os Dados Estatísticos da Vida Sacramental, enviados à Cúria Diocesana de Brejo, para a estatística nacional anual. Só divulgamos os dados referidos a Batismos, Casamentos, 1ªComunhão (adolescentes) e Crisma (jovens e adultos) – impossível contabilizar Missas, Novenas, Confissões-Reconciliações, Santa Unção...


ESTATÍSTICA DE ALGUNS SACRAMENTOS CELEBRADOS EM 2008

I. - BATISMOS:
De: 0 a 01 ano – 452 Batismos
De: 01 a 07 anos – 390 Batismos
De: 07 anos a ... – 362 Batismos
ADULTOS - 31 Batismos

TOTAL DE BATISMOS EM 2008 – 1.235

II. - CASAMENTOS:
Jovens (solteiros) – 39
Casados no civil – 60
Regularização (viviam juntos) - 120
Casamento Misto (com disparidade de culto) – 01

TOTAL DE CASAMENTOS EM 2008 – 220

III. - 1ª COMUNHÃO: - 340

IV. - CRISMAS: - 138

ESTAS são as SEMENTES que todos(as) plantamos com a ajuda do Nosso Bom Deus, em 2008, e que a todos(as) nos corresponsabiliza para que delas continuemos a Cuidar e Amar. Num universo de mais de 60.000 mil habitantes é POUCO; mas o pouco com Deus é MUITO!

AGRADECIDOS, a todos e a todas,
Deus vos pague, com a Vida Eterna,
seu Dom Purificador e sua Graça Libertadora!


Com a Colaboração da Secretaria Paroquial
Secretária: Genú Sousa Meireles.
Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Chapadinha -MA.
01 de Maio de 2009.

P.S. Brevemente, divulgaremos os dados referentes à Paróquia de S. Francisco (Mata Roma – MA),
sob a responsabilidade da mesma Equipa Missionária.
PARA LER MAIS:
http://pedroc72.spaces.live.com/

Arquivo do blog