WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Deputado Leví Pontes Preside Audiência Pública que Debateu Execução Orçamentária de Recursos da Saúde

O presidente da Comissão, deputado Leví Pontes (PCdoB), abriu os trabalhos

Título Original - Audiência pública discute execução orçamentária de recursos da Saúde

Aurina Carneiro / Agência Assembleia

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (23), na Sala das Comissões, audiência pública, onde o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, apresentou o Relatório Resumido de Execução Orçamentária relativo ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2017.

O presidente da Comissão, deputado Leví Pontes (PCdoB), abriu os trabalhos explicando que a Secretaria de Estado da Saúde, por determinação legal, tem a obrigação de prestar contas de suas atividades ao Poder Legislativo.

Em seguida, o secretário Carlos Lula forneceu explicações sobre o funcionamento e a reestruturação da rede de saúde, fez uma explanação sobre diversos programas, entre os quais o Mutirão Mais Saúde, Farmácia Viva, Força Estadual de Saúde e Projeto Ninar e discorreu sobre os indicadores de saúde quadrimestrais registrados em todos os 217 municípios do Estado.

Durante o debate com os parlamentares, o secretário Carlos Lula destacou o funcionamento de seis hospitais regionais e macrorregionais, que hoje dão cobertura a 156 municípios. Ele frisou também que, desde o início do atual governo, 106 ambulâncias já foram entregues pelo Governo do Estado. Ele frisou a intenção do Governo do Estado de alcançar os 217 municípios.

"Pretendemos chegar a todos os municípios do Maranhão. E com a entrega dessas ambulâncias, mostramos a importância de investir em saúde de forma colaborativas, considerando este momento delicado de crise que se vive em nosso País", relatou o secretário.

Com investimento de R$ 160 mil por cada unidade entregue, o equipamento pode ser utilizado como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA). E estas ambulâncias dispõem de estrutura adequada para o transporte de pacientes e contam com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

PRESENÇA MACIÇA

Além do presidente da Comissão, Leví Pontes, a audiência pública contou também com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), e dos deputados Rogério Cafeteira (PSB), Antônio Pereira (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Professor Marcos Aurélio (PCdoB), Sousa Neto (Pros), Andrea Murad (PMDB), Edilázio Júnior (PV), Marcos Caldas (PSDB), Rafael Leitoa (PDT), Francisca Primo (PT), Ana do Gás (PCdoB), Wellington do Curso (PP), Nina Melo (PMDB), César Pires (PEN), Fábio Braga (SD), Stênio Rezende (DEM), Cabo Campos (DEM), Roberto Costa (PMDB), Valéria Macedo (PDT), Max Barros (PRP) e Ricardo Rios (SD) e teve também a presença do prefeito do município de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.

Nesta quarta-feira, tivemos a honra de receber nesta Comissão de Saúde o secretário de Estado da Saúde, doutor Carlos Lula, que fez nesta Comissão uma prestação de contas da sua gestão do quadrimestre e o relatório fiscal, tendo-se aqui a presença maciça de parlamentares desta Casa. Foi uma oportunidade ímpar para que todos os deputados pudessem fazer as suas interrogações, tirar as suas dúvidas e os seus questionamentos de como anda a saúde pública neste Governo”, afirmou o deputado Leví Pontes.

Durante o debate com os parlamentares, o secretário Carlos Lula respondeu a diversos questionamentos e falou também sobre assistência materno-infantil, sobre o aluguel e reforma da Clínica Eldorado, sobre o Hospital do Servidor, que funciona no bairro Cidade Operária e sobre as obras de expansão do Hospital Carlos Macieira, no Calhau.



Publicidade



Arquivo do blog