Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

FACSU - Faculdade Sucesso

FACSU - Faculdade Sucesso
Polo Chapadinha/MA

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeitura, Secretarias e Instituições, se unem na campanha contra abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes



A Prefeitura Municipal de Chapadinha, juntamente com as secretarias municipais (Assistência Social, Educação, Administração e de Saúde e Saneamento), e demais instituições presentes no município, estão empenhadas na campanha contra o abuso e à exploração contra criança e adolescente.

Dia 18 de Maio, é o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente.



A data, que é comemorada no dia 18 de Maio, será antecipada em um dia em Chapadinha.

A Prefeitura Municipal de Chapadinha e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde; CREAS, CRAS, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal Anti Drogas, Conselhos Municipais, Sociedade Civil, Comitê Juvenil, Policia Militar, Ministério Público Delegacia da Criança e do Adolescente, Juizado da Juventude e toda a Rede Socioassistencial de Chapadinha, que trabalha na prevenção das situações de violência e atende pessoas que tiveram direitos violados e vitimas de violência CONVIDA a toda população Chapadinhense a participar da Campanha de Prevenção da Violência Contra Crianças e Adolescentes, que vai ser antecipada um dia antes do dia 18 de Maio.

Instituído pela Lei Federal que tem a intenção de mobilizar, convocar e chamar atenção da sociedade Chapadinhense para que no dia 17 de Maio se vista de branco, coloque na janela da sua casa, da sua escola, da sua empresa um pano branco, coloque em seu carro uma fita branca, coloque na porta de seu estabelecimento comercial balões brancos, sendo esta uma forma de protesto e apoio a questão do Enfrentamento a Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de Maio, foi instituído pela Lei Federal Nº 9970 escolhido em razão do crime Araceli, menina de 8 anos, que foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada e drogada em Vitória do Espírito Santo.

Como diz o Estatuto da Criança e Adolescente o ECA: É NOSSO DEVER CUIDAR DA DIGNIDADE DE NOSSOS JOVENS SALVANDO-OS DE QUALQUER TRATAMENTO DESUMANO, VIOLENTO, ATERRORIZANTE OU CONSTRANGEDOR.
DENUNCIE DISQUE 100!

Veja a o conteúdo da cartilha elaborada pela organização desta campanha em Chapadinha:

Por que o 18 de Maio?

Neste dia em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estrupada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação de lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o "Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente", com o objetivo de mobilizar a nossa sociedade e convocá-la, para o engajamento e na luta pelo fim da violência sexual.

Portanto, esse é um dia em que toda a população brasileira deve se manifestar contra esse mal que assola e é cometida contra nossas crianças e adolescentes.

Exploração x Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente

O Abuso Sexual

É definido como uma situação em que uma criança ou adolescente é usada para a gratificação sexual de um adulto ou de um adolescente mais velho, configurando-se em uma relação de poder e dominação. O abuso sexual pode ser diferenciado em: Abuso Sexual com ou sem contato físico.

Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes

Caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes, com fins comerciais e de lucro, seja levando os a manter relações sexuais com adultos ou adolescentes mais velhos, seja utilizando-os para a produção de materiais pornográficos como revistas, filmes, fotos, etc...

Possíveis Sinais Reveladores

Distúrbios de sono ou de apetite; Ansiedade; Agressividade; Baixa auto-estima; Depressão; Isolamento social; Dificuldade de aprendizado e Concentração; Fuga ou relutância; Dificuldade de andar.

Apoio:

CMDCA - Chapadinha

Conselho Tutelar - Chapadinha

Ministério Público

Fórum DCA -Chapadinha


Colaboradores (deste post): Prof. Raimundo Filho e Blog do Prof. Helton Carlos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog